FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

13 Jul 2022

Daniel Pereira Cristo apresenta “De Pernas para o Ar” em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os anos de 2020/21 foram, sem sombra de dúvida, anos de pernas para o ar e, para Daniel Pereira Cristo, esta metáfora acabaria por dar título ao novo álbum, lembrando-nos que o mundo nos foi dizendo que não devemos dar nada como adquirido ou garantido.

Sob o conceito “…da raiz ao Fado…” O novo álbum de Daniel Pereira Cristo, “De Pernas para o Ar”, pretende mostrar a riqueza e a diversidade da música portuguesa, salientando as várias influências de que é feita. A importância da palavra, com poemas musicados de Fernando Pessoa e Antero de Quental, a importante contribuição do letrista português Tiago Torres da Silva e a fadista Carla Pires como convidada especial, neste diálogo de união em torno da valorização da diversidade do nosso património etnomusicológico.

A apresentação ao vivo do álbum, vai realizar-se, na próxima sexta-feira, 15 de julho, em Viana do Castelo, no “Festival Marginal”, um novo evento promovido pela Câmara Municipal.

“De Pernas para o Ar”, o segundo álbum de Daniel Pereira Cristo, constitui uma forte aposta na busca de novos caminhos para a música portuguesa, mantendo a fidelidade a objetivos maiores, como sejam mostrar ao mundo a riqueza das raízes musicais portuguesas, da palavra, da língua, das sonoridades, composições e instrumentos tradicionais, salvaguardando sempre o rigor e a contemporaneidade. De acordo com Daniel Pereira Cristo “devemos saber quem somos para melhor sabermos onde queremos ir e chegar e, dessa forma, ir contemplando o passado e fazendo, a partir dele, música daqui para o mundo… para o presente e para o futuro!”

O novo registo, “De Pernas para o Ar”, passa pelas músicas tradicionais, pretendendo também ser um tributo ao legado dos nossos mais brilhantes cantautores, em particular ao eterno Zeca Afonso, celebrando também os nossos grandes poetas, como é o caso de Fernando Pessoa e de Antero de Quental, atrevendo-se a explorar esse rio mais cantautoral graças à contribuição das notáveis letras de Tiago Torres da Silva. O disco procura também explorar o conceito “Da Raiz ao Fado…” – que será apresentado nos próximos espetáculos ao vivo de Daniel Pereira Cristo, com direção musical de Hélder Costa e a participação especial da fadista Carla Pires.

“De Pernas para o Ar” sucede a “Cavaquinho Cantado”, distinguido com o prémio Carlos Paredes em 2018. Do percurso de Daniel Pereira Cristo destaques para uma Residência Artística televisiva, onde se apresentou ao vivo em diversos programas, e também para um concerto no Terreiro do Paço em Lisboa, na passagem de ano 2018/19, concerto esse que foi levado ao vivo, durante o ano 2019, a vários palcos do país e da Galiza, contando com diversos convidados especiais da cena artística nacional e internacional da lusofonia (Júlio Pereira, Ana Bacalhau, Rão Kyao, Tatanka dos Black Mamba, João Só, Uxia, Xabier Diaz, Óscar Ibañez, Aline Frazão e Manuel de Oliveira).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts