FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

04 Jul 2022

Filipe Silva venceu o 5.º BTT DHU de Paredes de Coura

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor do 5º BTT DHU de Paredes de Coura, disputado no Parque Urbano das Portas do Corno do Bico. Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Paredes de Coura, a quinta edição do BTT DHU de Paredes contou com mais de meia centena de atletas oriundos sobretudo do Minho e da Galiza, que fizeram a delícia dos muitos adeptos que assistiram às manobras mais elaboradas dos pilotos, bem no centro da vila.
O vimaranense Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) sai de Paredes de Coura como o vencedor desta quinta edição do downhill urbano, ao averbar o melhor tempo à geral, quer na manga de qualificação, quer posteriormente na manga de classificação, ao estabelecer o melhor crono em 1:57.14.
Na segunda posição de elites, e também dentro do 1m57, ficou o espanhol Esteban Paz (VK Bikes C.), que foi segundo à geral. Ao gastar mais dois segundos para realizar a descida final, José Torres (Kamikazes C.D.) foi relegado para a terceira posição.
Em femininos, numa competição toda ela galega, a vencedora foi Gemma  Chapela (Vk Bikes), com o tempo de 2:23.71m, enquanto Paula Seoane (Moto Bike ) foi segunda e Alejandra Chapela Caiño (Kamikaze C.D.) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Em juniores Leandro Alves, a correr como individual, venceu, deixando nos lugares imediatos do pódio Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos) e Gael Martinez (Kamikazes C.D.).
Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) impôs-se em cadetes, ao fazer o tempo de 2:04.77, deixando na segunda posição, a mais de 13s, Francisco Ribeiro (Bike House DH Team/Guimarães) e Ruben Freitas (BTT Pandilhas a Monte) alcançou a terceira posição.
Diogo Rodrigues (Bike House DH Team/Guimarães) venceu na categoria de escolas – juvenis. Vítor Soto Maior ((Bike House DH Team/Guimarães)) foi o vencedor em master 30, deixando Tiago Mendes (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH T) em segundo lugar e Rui Freitas (Bike House DH Team/Guimarães) em terceiro. Em master 40 venceu Óscar Gonzalez (Moto Bike). Jorge Afonseca (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) foi segundo e João Paulo Monteiro (BTT Pandilhas a Monte) terceiro. António de Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o vencedor em master 50. Tiago Castro venceu na classe open, deixando Tiago Silva na segunda posição e João Balinha Santos terceiro. Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora. A VK Bikes fez segundo lugar e a Kamikazes C.D. terceiro.
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) vencedor em Elites
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) sai de Paredes de Coura consagrado como o piloto mais rápido e o vencedor em elites.
“Sabe sempre bem e é sempre bom ganhar”, começou por afirmar o ciclista de Guimarães, que salientou que “hoje correu bem, apesar de um pequeno contratempo que tive na minha descida… mesmo assim deu para ganhar. É muito gratificante ganhar, então quando temos aqui família e amigos é muito bom”.
Filipe Silva garante que “saio satisfeito daqui. A minha manga de qualificação foi tranquila. Na segunda queria apertar mais um bocadinho, mas tive um percalço na minha descida, mas consegui levar a melhor e fiquei contente”.
Tiago Cunha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura
Tiago Cunha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostrou-se satisfeito com a forma como correu a prova e salientou a presença recorde de participantes e do muito público que fez questão de assistir à prova no centro da vila.
Tiago Cunha começou por afirmar que “foi um dia fantástico. A prova correu muito bem, felizmente não houve qualquer tipo de incidentes, o que é ótimo, ainda mais quando a modalidade envolve sempre algum risco. Mais importante é perceber que as pessoas saem daqui com vontade de voltar. Para nós é muito gratificante vê-las cá e ficamos ansiosos pela prova do próximo ano”.
O autarca de Paredes de Coura salientou o número de participantes, anotando que 2022 permitiu “bater o recorde de participantes e isso mostra que as pessoas estavam sedentas de voltar a competir e participar neste tipo de provas e ficamos ainda mais satisfeitos por vê-los felizes”.
Tiago Cunha referiu que o Município tem uma ideia própria do ciclismo e do uso da bicicleta… “a nossa ideia é sempre tirar partido do uso da bicicleta como um veículo de mobilidade, de recreio e lazer, mas acima de tudo incentivar uma atitude mais saudável perante a vida que a bicicleta promove. Portanto, todas as formas de utilizar a bicicleta e, sobretudo, quando implica mais adrenalina são apaixonantes”.
O 5º BTT DHU Paredes de Coura organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, contou com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Freguesias de Paredes de Coura e Resende, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike – Tudo sobre o mundo do BTT, Sportchip.
App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts