Inicia hoje campanha de verão de apelo à dádiva de sangue | Rádio Geice
FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

28 Jul 2022

Inicia hoje campanha de verão de apelo à dádiva de sangue

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A FEPODABES inicia hoje a campanha de verão de apelo à dádiva de sangue, numa altura em que está haver um rejuvenescimento da população de dadores.

“TODOS OS DIAS SÃO NECESSARIAS 900 a 100 UNIDADES DE SANGUE – DÊ SANGUE NO VERÃO.

É este o mote da campanha de verão que a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) que se inicia hoje na Praia da Vieira até ao dia 30 de Agosto, visando apelar a que os cidadãos continuem a dar sangue nesta altura do ano.” aproveitando o momento que muitos jovens estão a dar sangue pela primeira vez , é necessário fideliza-los e fazer com que cada dador faça a sua dádiva regular , assim duas vezes no ano “ refere Alberto Mota Presidente da FEPODABES “verifica-se um aumento na frequência relativa de dadores no grupo etário dos 18 aos 24 anos e a distribuição nos grupos etários mostra um rejuvenescimento da população de dadores” diz Alberto Mota .

No Verão os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes, motivo pela qual a FEPODABES apela a todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis façam a sua dádiva. “É muito importante que as pessoas façam a sua dádiva antes departirem param o gozo das merecidas férias e mesmo durante o período de férias ,pois mesmo no verão os hospitais têm necessidade de sangue”, refere Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

Com o intuito de ir ao encontro dos potenciais dadores, a FEPODABES leva a efeito uma campanha de verão entre os dias 28 de Julho a 30 de Agosto. Esta iniciativa vai decorrer em vários locais e pretende ser um contributo adicional para reforçar as reservas de sangue e componentes sanguíneos neste período de férias. A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível no site da FEPODABES em www.fepodabes.pt.

Vídeo promocional da campanha :

“O verão é uma altura do ano em que a disponibilidade dos cidadãos para dar sangue é mais reduzida, pelo que a FEPODABES decidiu promover esta campanha de verão para dar o seu contributo para a manutenção das reservas de sangue”, diz Alberto Mota. Este apelo à mobilização dos cidadãos tem também como objectivo “recordar que dar sangue é um gesto benévolo e que pode salvar vidas”, conclui Alberto Mota.Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue

A FEPODABES é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objectivo desenvolver uma actividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população. A FEPODABES tem ainda como objectivo cooperar com o Estado em tudo o que está relacionado e com a temática da dádiva benévola de sangue, representados os os seus filiados junto dos Serviços Públicos nos assuntos comuns e da sua competência específica.

Colheitas de Sangue:

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal