O apoio, na ordem de 700 mil euros, enquadra-se no âmbito do Programa PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais). O investimento total situa-se em 1.6 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal de Monção aprovado, até ao momento, o montante de 250 mil euros.
A cerimónia, onde foram celebrados 12 contratos de financiamento com instituições distritais, foi presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, tendo a Câmara Municipal de Monção sido representada pelo seu presidente, António Barbosa.
Para o autarca monçanense, este apoio governamental vem de encontro às reais necessidades do concelho no setor social, evidenciadas durante a pandemia, maximizando os cuidados de saúde e a assistência a pessoas idosas no nosso território.
“Este protocolo é o corolário da visão e do trabalho exaustivo da Associação Cultural e Social Lá de Riba” assinalou António Barbosa, sublinhando que “a nova estrutura vai permitir ampliar esta resposta social, fundamental para a terceira idade, numa das freguesias mais afastadas da sede do concelho”.
O lançamento de primeira pedra da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, na antiga escola primária de Riba de Mouro, teve lugar no dia 8 de agosto de 2020. O novo espaço terá capacidade para 30 utentes, estando prevista a criação de 12 postos de trabalho.