FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Jul 2022

“O Mundo ao Contrário” com mais 30 espetáculos em Paredes de Coura

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma explosão de cor recebe a edição deste ano de ‘O Mundo ao Contrário’. A proposta da artista plástica Madalena Martins dá as boas-vindas a quantos que por estes dias se associam à grande festa que Paredes de Coura oferece às famílias, a miúdos e graúdos, com mais de 30 espetáculos por doze artistas oriundos dos mais diferentes países, como Austrália, Chile, Alemanha, França, Espanha, mas também de Portugal, enchendo já a partir desta sexta-feira as ruas, praças e esplanadas desta bonita vila do Alto Minho com o melhor da animação de rua, teatro-clown e novo circo.

A explosão de cor proposta pela instalação que percorre todo eixo principal da vila de Paredes de Coura, a rua Conselheiro Miguel Dantas, celebra a alegria do regresso de ‘O Mundo ao Contrário’, depois de dois anos de paragem forçada devido à pandemia. Com os espetáculos de Murmuyo (Chile/Espanha), Rob Spence (Austrália), El Kote (Chile/França), Kokolores (Alemanha/Espanha), La Compañia Bergamotto (Espanha), Mundo Costrini (Chile), Mr. Copini (Chile), Spasmo Teatro (Espanha) e dos portugueses Rui Paixão/Holy Clowns, Sílvia Barbosa, Boa Companhia e Nuvem Voadora, mas também as bandas Gooze e Crassh Recycled que transportam para as ruas a energia e euforia das marching band, ninguém ficará indiferente a estas doses redobradas de magia, sonhos e fantasia.

A todos quantos vão passar por Paredes de Coura neste fim de semana para mais uma edição de ‘O Mundo ao Contrário’ é garantido um leque de excelência de artistas do fantástico e promotores de sonhos, que trazem ao público de todas as idades a oportunidade de sorrir e até integrar os espetáculos, transformando o óbvio em incompreensível, o real em fantasia, pelo que virar tudo ao contrário é nestes dias possível.

Organizado pelo Município de Paredes de Coura, ‘O Mundo ao Contrário’ não só reúne artistas nacionais e estrangeiros como também desafia os mais novos a participarem em oficinas de artes plásticas, construções LEGO®, robótica, pinturas faciais e leitura, promovendo liberdade à imaginação e criatividade, entre muitas outras propostas para rir e divertir, num evento muito especial, onde se vira “de pernas para o ar” a rotina e a rigidez, permitindo que reine o inesperado e a fantasia. 

Instalação | Madalena Martins

Esta explosão de cor e expressões celebra a alegria do regresso de ’O Mundo ao Contrário’ a Coura. Num universo dedicado à fantasia e ao imaginário infantil, ‘O Mundo ao Contrário’ traz para a rua estas criaturas irrequietas que nos parecem familiares, mas ao mesmo tempo não as reconhecemos. Talvez seja interessante cada um de nós se deixar mergulhar neste Mundo e imaginar o resto, porque o imaginário é isso mesmo, ser livre de pensamento e brincar com o real… assim o fazem as crianças.

Há também uma história feliz que se junta a esta, no sentido da sustentabilidade ambiental e social, sendo esta instalação o resultado da reutilização a 100% de materiais de outras instalações da mesma autora e a sua produção executada por empresas do Norte e por reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal