FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

06 Jul 2022

População de Barroselas e Carvoeiro decide em referendo continuidade da União de Freguesias

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Está marcado para o próximo dia 15 de agosto, um referendo local para auscultação das comunidades em relação à continuidade da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro. Apesar da Assembleia de Freguesia ter poderes para decidir sobre esta questão, o referendo foi uma promessa eleitoral do autarca Rui Sousa, que agora se vai cumprir.

“Sempre disse que o povo é quem se deveria pronunciar sobre a desagregação, ou não, das duas localidades e decidir. Apesar da Assembleia de Freguesia ter poder para o fazer, é a população de Barroselas e Carvoeiro que vai tomar a decisão”, explicou Rui Sousa à Rádio GEICE.

A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro submeteu requerimento ao Tribunal Constitucional para efeitos de verificação preventiva da constitucionalidade e da legalidade do ato, que já decidiu.

Pelo exposto, o Tribunal Constitucional dá por verificada a constitucionalidade e a legalidade do referendo local que a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, contendo a pergunta “Concorda com a separação da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro?”

O Referendo Local marcado para 15 de agosto de 2022, tal como qualquer ato eleitoral realizado em Portugal, terá as orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts