FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

01 Jul 2022

Portugal continua com concentrações de pólen elevadas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As regiões do Norte e Centro do continente vão continuar, pelo menos até quinta-feira, com concentrações elevadas a muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

De acordo com o boletim polínico, divulgado pela SPAIC, até dia 07 de julho esperam-se concentrações elevadas a muito elevadas nas regiões situadas no Norte e Centro do país e no sul, baixos a moderados.

Para o arquipélago de Madeira aguardam-se baixos níveis de pólen na atmosfera e moderados nos Açores.

A SPAIC adianta que em todo o país predominam grãos de pólen provenientes das ervas gramíneas e parietária, que possuem uma elevada capacidade alergénica.

Na região de Lisboa e Setúbal os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio das ervas gramíneas e parietária, e da árvore eucalipto.

Já no Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes estão em níveis muito elevados, destacando-se as ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pólenes encontram-se também muito elevados provenientes das ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Em Coimbra (região da Beira Litoral), os níveis estão elevados e há predomínio dos pólenes das ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Na região da Beira Interior (Castelo Branco), destacam-se os pólenes com níveis elevados das ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Em Évora (região do Alentejo), os pólenes encontram-se em níveis moderados na atmosfera, com predomínio dos pólenes das ervas gramíneas e parietária.

Já na região do Algarve, com níveis moderados, dominam os pólenes das ervas gramíneas e parietária.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

“Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts