Os distritos de Braga, Santarém, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre já estavam desde ontem sob aviso vermelho, emitido pelo IPMA devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.
O distrito de Viana do Castelo, está sob aviso laranja, que é emitido quando persistem valores muito elevados da temperatura máxima.
Os distritos de Évora, Lisboa, Setúbal e Beja, que ontem estiveram sob aviso laranja, passaram hoje de manhã a vermelho, passando depois durante a noite novamente para laranja.
De acordo com o IPMA, o aviso vermelho corresponde a “uma situação meteorológica de risco extremo”.
O IPMA indica ainda que o distrito de Faro é o único com aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Devido às previsões meteorológicas que apontam para o risco elevado de incêndio rural, Portugal continental está desde segunda-feira em situação de contingência.
O distrito de Viana do Castelo apresenta a temperatura mais baixa do país, ainda assim, às 10h00, os termómetros marcavam 24 graus.