FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Jul 2022

Vila Verde e Caminha inauguram polos expositivos da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
É já este sábado que decorre o circuito inaugural das exposições dos artistas convidados da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que contempla os polos expositivos de Vila Verde e Caminha. No total serão apresentados 31 artistas, também eles protagonistas da descentralização da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira estabeleceu sempre uma relação programática com outros municípios do Norte de Portugal e da Galiza, expandindo os seus polos de exposição para diferentes geografias. Esta mesma opção prende-se com a afirmação da descentralização cultural e do compromisso de levar a marca da Bienal Internacional de Arte de Cerveira a novos públicos. 

“Este ano, Vila Verde e Caminha acolhem 31 dos mais de 100 artistas convidados desta edição da bienal, numa seleção que elogia a pintura sobre diferentes suportes e que mimetiza a imagem e as emoções na resposta ao tema “WE MUST TAKE ACTION / DEVEMOS AGIR!”, explica a diretora artística, Helena Mendes Pereira.

O circuito inaugural iniciará às 15h00 em Vila Verde, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e às 18h00 em Caminha, no Museu Municipal. As mostras, que estarão patentes até 11 de setembro, apresentam “artistas com longos percursos que se organizam em duas exposições sensíveis, cujo desenho se relaciona com a arquitetura dos edifícios de acolhimento”, acrescenta.

De referir que, para além de Vila Verde e Caminha, a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira expanda-se, ainda, a Alfândega da Fé (Casa da Cultura Mestre José Rodrigues), Monção (Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde) e Pontevedra (Museo de Pontevedra). O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Artistas representados em Caminha: Elsa César, Graça Martins, Henrique do Vale, José Emídio, Júlia Pintão, Margarida Santos, Maria Melo, Rafael Ibarra, Rui Aguiar, Serafim Sousa, Manuela Bronze

Artistas representados em Vila Verde: Agostinho Santos, Ana Gil Rodríguez, André Sier, Benedita Kendall, Cabral Pinto, Ção Pestana, Carlos Casteleira, Fernanda Araújo, Filipe Rodrigues, Ilídio Salteiro, Isabel de Sá, Isabel Lhano, Isabel Lima, JOH – Jorge Humberto Marques, Johanna Speidel, Manuel Lima, Márcia Luças, Nicoleta Sandulescu, Tchelo, Tereza Trigalhos

Museu Municipal de Caminha

30 de julho a 11 de setembro 2022

Horário:

Segunda a sexta-feira: 09h00-13h00 14h00-17h00

Morada:

  1. Dr. Luciano Amorim e Silva 20, 4910-153 Caminha

Contactos:

258 023 178 / 912 300 222

museu@cm-caminha.pt 

Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, Vila Verde

30 de julho a 11 de setembro 2022

Horário:

Segunda a sexta-feira: 9h30-13h00 14h30-18h30

Morada:

Pr. de Stº António, 4730-728 Vila Verde

Contactos: 

253 323 600 / 253 310 570

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal