FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

05 Ago 2022

Alojamento local no Porto reconhecido com excelência

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este reconhecimento levou a um aumento de empresas de gestão de Airbnb no Porto.

Portugal há muito que tem fama de bem receber, sempre fomos reconhecidos pela nossa hospitalidade, boa cama e boa mesa e as avaliações dos hóspedes que vêm colocando o Porto no topo do reconhecimento no que a boas práticas no setor do turismo diz respeito vem reforçar o que já sabíamos. Este reconhecimento levou a um aumento de empresas de gestão de Airbnb no Porto.

Conhecidos internacionalmente pela nossa gastronomia sem igual, pelo clima favorável, pela vida noturna e pela população amigável, não é de admirar que o Airbnb tenha reconhecido a excelência do alojamento local no Porto e tenha reforçado a confiança na cidade.

De facto, a estratégia do Município de qualificação da oferta turística ganha agora um forte aliado, com a plataforma internacional de alojamentos Airbnb a associar-se ao programa Confiança Porto.

Programa Confiança Porto

Segundo a Câmara do Porto, esta certificação pretende agir como um selo de qualidade que “visa a promoção da excelência no alojamento turístico da cidade através do reconhecimento dos estabelecimentos que apresentem os melhores resultados ao nível de requisitos como a segurança, a limpeza, a higiene, a acessibilidade e o acolhimento”, propõe o documento assinado pelo vereador com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

O Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto” tem como principal objetivo distinguir os estabelecimentos de alojamento turístico em funcionamento no concelho que evidenciem um conjunto de boas práticas e iniciativas ao nível do acolhimento que representem exemplos de excelência e contribuam para reforçar a imagem do Porto como referência a nível internacional.

Os primeiros selos “Confiança Porto” foram atribuídos em novembro do ano passado ao Porto Vivo, Home of the Poet, Hotel Eurostars Oporto e a quatro Ruby Charm Houses (7, 8, 11 e 12).

Depois de esgotadas as primeiras ações de formação para proprietários de alojamentos turísticos, que se pretendem que ajudem a melhorar as capacidades de atendimento, foram lançadas duas novas edições em outubro.

No final de 2019, início de 2020, o Porto já tinha adotado o “Guia de Boas Práticas e Boa Convivência em condomínios com Alojamento Local” da Airbnb.

Para o vereador com o pelouro do Turismo e Comércio, Ricardo Valente, “podermos contar com o apoio da Airbnb na promoção do Confiança Porto irá permitir-nos fomentar o reconhecimento da excelência do alojamento no concelho e dar resposta às necessidades do setor, na medida em que aspetos como a certificação assumem cada vez mais importância entre os viajantes”.

A parceria que une a Câmara do Porto e a Airbnb assume um trabalho conjunto para uma recuperação mais sustentável do setor, promovendo “um turismo saudável” e apoiando “as novas tendências de viagem que surgiram com a pandemia”.

Alguns número sobre este mercado em expansão

Atualmente, e apesar de ter sido altamente penalizado pela pandemia, o mercado do Alojamento Local apresenta agora sinais de recuperação em todo o país. No Porto, registam-se reservas entre os 80% a 90% para os meses do verão e preços a aumentar entre 10% a 40% face a 2019.

Segundo dados da Câmara do Porto avançados à agência Lusa, entre janeiro e maio deste ano foram registados 648 AL, o que se traduz num total de 8.750 alojamentos locais na cidade, mais 2.117 face ao ano completo de 2019.

As taxas de ocupação estão perto dos 80%, mas a expectativa é que aumentem o número de reservas nos meses de  julho e agosto, sendo que nesta altura possivelmente teremos taxas de ocupação a rondar os 80% e 90% durante a semana, e 100% aos fins de semana.

Gestão Airbnb no Porto

Com um crescente investimento no alojamento local, é previsível que os números continuem a aumentar e com esse aumento crescente do número de turistas interessados em conhecer Portugal, será necessário continuar a investir na excelência.

Neste sentido, surgem várias empresas de gestão de Airbnb, como a GuestReady, empresa lançada em 2016, especializada em gestão de Airbnb no Porto e em outras cidades portuguesas, que se destaca pela sua excelência e qualidade, ajudando proprietários a economizar tempo e a rentabilizar os seus investimentos, tornando-os uma fonte de rendimento, recorrendo a tecnologia para aliar o conforto e tradição da hospitalidade ao mercado de arrendamento de curto e médio prazo.

Normalmente estas empresas apresentam um leque de soluções muito variado, desde construção do perfil e criação do anúncio, onde muitas vezes a decoração e a fotografia já estão incluídos. A limpeza do espaço assim como a gestão do check-in e do check-out, também ficam assegurados pela empresa.

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o setor do turismo será uma das alavancas de crescimento da economia portuguesa, sendo que neste momento, Portugal posiciona-se como o quarto destino mais popular na Europa.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts