Pelo segundo ano, a feira destina-se exclusivamente a artesãos do concelho e deixará de ter restrições do ano anterior, mantendo-se apenas os únicos e distintos pontos para entrada e saída do recinto, cujo acesso é gratuito.
A feira deste ano volta a ter a particularidade, tal como em 2021, de ser destinada à exposição de trabalhos de artesãos exclusivamente do concelho de Viana do Castelo e obriga a que todos os artigos expostos apresentem “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.
Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.
A Feira volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia, de 06 a 16 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque da Romaria, que este ano volta a ser totalmente ao vivo, depois de dois anos de fortes restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.
A maior Romaria de Portugal, realiza-se de 17 a 21 de agosto.