FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

07 Ago 2022

Portugueses podem poupar 180 litros de água por dia através de redutores de caudal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, testou várias soluções que permitem reduzir o consumo de água por parte dos consumidores, durante todo o ano, contribuindo também para combater a seca severa que se faz sentir em várias zonas do País. Em junho de 2022, 68% do território nacional estava em seca severa e 28% estava em seca extrema. Apenas 4% estava em seca moderada. Face a estes dados, a organização de defesa do consumidor alerta que poupança de água torna-se num imperativo durante todo o ano.

De acordo com um cenário traçado pela DECO PROTESTE, um português que já tenha alguns cuidados no consumo de água, mas que tenha dispositivos standard que não reduzam o caudal, pode gastar 280 litros de água por dia. Para este cenário considerou-se, por exemplo, um banho diário de 5 minutos, descargas de autoclismo completas (sem opção de dupla descarga) e lavar a loiça à mão durante 10 minutos por dia.  Mesmo sem alterar comportamentos, o consumo de água pode ser drasticamente diminuído através da instalação de mecanismos de poupança de água, como redutores de caudal, uma solução que pode aliviar a situação crítica que se vive em Portugal. 

Feitas as contas, a DECO PROTESTE revela que a instalação de certos mecanismos, considerando o cenário traçado, pode levar a uma diminuição do consumo de água na ordem dos 180 litros por dia, o que equivale a 36 garrafões de água de cinco litros. Considerando-se uma família de três pessoas, a poupança anual poderia chegar aos 135 mil litros de água. 

Elsa Agante, Especialista em Sustentabilidade da DECO PROTESTE refere que a “situação no País é crítica, pelo que é nosso dever aconselhar cada consumidor a tornar-se num guardião ativo deste recurso escasso e vital. Cada consumidor deve aliar um comportamento responsável no uso de água com a utilização de equipamentos que permitem reduzir a quantidade de água que dai da torneira, sem que exista perda de conforto, necessitando apenas de realizar pequenos investimentos em cabeças de chuveiros, redutores de caudal ou num sistema de dupla descarga no autoclismo. Para que a escolha seja mais simples, testámos várias possibilidades que podem ajudar os portugueses no momento da sua tomada de decisão.” Elsa Agante explica que “o investimento nesta transformação é relativamente acessível – 63,57 euros – para uma poupança anual que pode variar de acordo com a tarifa de água aplicada na zona do País onde se vive.”

Dispositivos mais eficazes

A simples instalação de uma cabeça de chuveiro eficiente contribui para a poupança e mantém o conforto. Caso o consumidor tenha um esquentador ou uma caldeira, deverá ter em consideração que a redução para um caudal inferior a 5 litros por minuto pode impossibilitar o arranque do aparelho – por isso, terá de escolher o dispositivo adequado à sua realidade.

Se considerar que o custo das cabeças de chuveiro é elevado, poderá optar por instalar redutores de caudal para chuveiros. No entanto é necessário notar que nenhum dos redutores de caudal para chuveiro conseguiu reduzir tanto o caudal como as melhores cabeças de chuveiro testadas. Existem ainda dispositivos semelhantes para reduzir o caudal das torneiras de lavatório, na casa de banho e na cozinha.

Também na casa de banho, é possível poupar água no autoclismo. Se ainda não possui um sistema de dupla descarga, o consumidor poderá comprar um sistema universal simples de montar no autoclismo que tem. Este mecanismo fará com que possa fazer meia descarga em vez de descarga completa, podendo poupar cerca de 14 mil litros de água ao final de um ano, considerando uma família de três pessoas. Também é possível instalar um retardador de enchimento do autoclismo, que irá possibilitar uma poupança de água adicional. Este mecanismo faz com que exista um atraso na abertura do mecanismo de enchimento do autoclismo após a descarga ter sido efetuada, evitando assim o desperdício de água. Permite uma poupança adicional de quase 4 mil litros de água por ano, se for implementado sem um sistema de dupla descarga ou quase 2 mil litros de água por ano (se o autoclismo já tiver um sistema de dupla descarga), considerando uma habitação com três pessoas.

Alertamos para a necessidade de, antes de comprar algum destes dispositivos, perceber quais as características que tem a sua habitação. Deve medir o caudal de cada um dos pontos de água para saber se tem necessidade de instalar um destes mecanismos e, também antes de comprar, deve contactar a Entidade Gestora (o contacto está na fatura da água) para saber a pressão que tem na sua casa.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts