FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Ago 2022

Projeto “Por um Galho” leva arte ambiental a seniores em Esposende

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
“Por um Galho - Intervenção Social e Artística na natureza” é um projeto promovido pelo GRASSA (Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas) que integra a arte ambiental participativa na comunidade sénior de Antas, Esposende. Um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change que tem como parceiros a Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente, o  Parque Natural Litoral Norte, a Junta de Freguesia de Antas e a CM Esposende.

Promover o envelhecimento ativo, fomentar a aprendizagem ao longo da vida, valorizar o papel dos mais velhos na comunidade, a recolha e conservação do património imaterial da freguesia e a consciencialização para a sustentabilidade ambiental através da arte, são os grandes objetivos deste projeto. 

Com a Direção Artística de Gabriela Gomes, os participantes irão desenvolver Instalações artísticas baseadas nas vivências coletivas da comunidade. Os materiais utilizados nas peças são 100% naturais e biodegradáveis, com especial foco nas plantas invasoras (acácias, chorões da praia, cana-comum, entre outras), e desperdícios provenientes do Parque Natural Litoral Norte, que são recolhidos, trabalhados, transformados em peças escultóricas e devolvidos ao seu habitat natural. A efemeridade destas peças não causa qualquer tipo de impacto ambiental ao local onde serão expostas.  Para além da componente em artes plásticas, o projeto conta com a participação da coreógrafa Vera Santos que irá desenvolver em conjunto com os participantes uma performance sobre as peças, os seus significados e a sua relação com as histórias e locais onde estas estarão expostas.

Por um Galho promove o social empowerment uma vez que todas as decisões de desenvolvimento do projeto, tais como a seleção dos locais, técnicas e materiais a utilizar e vivências a representar nas peças são discutidas e decididas pelos participantes através de estimulantes sessões de discussão de projeto.

Com a duração de três anos, Por um Galho iniciou em 2021 com a experimentação de técnicas artísticas e encontra-se neste momento na fase de construção modular das peças escultóricas. Prevê-se que em meados de 2023 as peças já se encontrem expostas ao longo do Parque Natural. A realização de um projeto tão ambicioso, que abrange áreas tão distintas só é possível através de uma equipa multidisciplinar que envolve áreas da Educação Social, Gerontologia, Artes Plásticas e Performativas e Ambiental, que se complementam para delinear de forma eficaz uma intervenção holística em comunidade. 

O GRASSA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede em Antas, concelho de Esposende.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts