O ano de 2020 marcou o regresso dos Clã aos discos. ‘Véspera’ chegou com a Primavera, sob o signo da estranheza desses tempos. Lançado em pleno confinamento, o nono trabalho da banda foi muito bem recebido pelo público, imprensa e crítica especializada. O álbum alcançou, na primeira semana, o primeiro lugar no top de vendas da Associação Fonográfica Portuguesa.
‘Véspera’ foi preparado para incendiar o palco – segunda casa para uma banda amplamente reconhecida pela energia e excelência dos seus concertos. Na nova digressão, os Clã prometem dar corpo e músculo às novas canções, trazendo também com elas outros temas e clássicos que fazem a sua história e a de todos nós.
O álbum ‘Véspera’ conta com 10 canções originais com música de Hélder Gonçalves (Clã) e letras escritas por Arnaldo Antunes (que tem também uma participação especial no tema ‘A Arte de Faltar à Escola’), Aurora Robalinho, Capicua, Carlos Tê, Samuel Úria, Regina Guimarães e Sérgio Godinho. As colaborações artísticas estendem-se também a uma forte componente visual e estética, entregue às mãos de Vasco Mendes (que realiza os videoclipes de ‘Tudo no Amor’ e ‘Sinais’) e de Joana X que, com a colaboração de Nuno Marques, tem acompanhado de perto todo o processo criativo da banda, criando pequenos filmes e imagens dos bastidores de ‘Véspera’. O artista plástico, ilustrador e designer André da Loba é mais um novo cúmplice criativo dos Clã, assinando a identidade e imagem do novo disco e colaborando também com Joana X na realização do videoclipe ‘Armário’. Os Clã foram eleitos Melhor Grupo nos Play – Prémios Música Portuguesa em 2021 e ‘Tudo no Amor’ foi considerado Melhor Tema de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores.