Se quero alugar um imóvel para morar, de quanto dinheiro preciso dispor inicialmente?
Existem diferentes tipos de contratos, mas, geralmente, existe uma parte do valor inicial que é pago como garantia legal e caução. Essa parte é devolvida ao final do contrato, caso não haja descumprimento de cláusulas que impliquem na perda ou redução do montante a ser devolvido. Como dito anteriormente, o valor vai depender do contrato, mas uma possibilidade comum é que o inquilino pague a soma de: o valor do primeiro mês (mês corrente), mais o valor de um mês somado ao IVA como taxas de aluguel de seguro, além de um mês como caução e de um mês de garantia legal.
É recomendado fazer um contrato de arrendamento?
Com certeza! O contrato é uma garantia para ambas as partes. Ali é especificado todas as condições, os prazos e as sanções. Enfim, tudo que as partes precisam cumprir, seus direitos e deveres. Preferencialmente, peça ajuda de um profissional para se certificar de que tem uma boa minuta de contrato de arrendamento em mãos, e de que entendeu todas as suas cláusulas. Isso pode evitar muitos aborrecimentos futuros.
Quero alugar meu imóvel de forma segura sem me preocupar ou gastar muito tempo com isso. O que devo fazer?
Nesse caso, é melhor você trabalhar com uma empresa especializada em imóveis que cuide de tudo para você. Existem boas opções no mercado e que oferecem serviços rápidos, confiáveis e completos. Afinal, você não precisa ser um expert em arrendamento se quiser alugar segura.
Caso eu queira arrendar o meu imóvel, é obrigatório ter o certificado energético?
Quero arrendar a minha casa, preciso de um certificado? Sim. Se seu imóvel fica em Portugal, ele precisa possuir o certificado energético para que possa ser arrendado. Esse é um certificado exigido por lei, com validade de dez anos no caso de edifícios habitacionais, e que classifica o desempenho energético dos imóveis em uma escala pré-definida. O certificado energético é emitido apenas pela Agência para a Energia (ADENE) e somente peritos autorizados, qualificados e independentes podem fazer a avaliação.
Caso queira rescindir um contrato de arrendamento, preciso informar por escrito?
Sim. É necessário que o inquilino ou o proprietário seja informado por escrito da intenção da outra parte envolvida de rescindir o contrato, por meio de uma carta de rescisão de contrato de arrendamento, e com a antecedência necessária, prevista por lei e/ou pelo contrato.
Essas são algumas das dúvidas comuns que costumam aparecer quando as pessoas pensam em arrendamento. No entanto, é sempre aconselhável obter a ajuda de um profissional ou uma empresa especializada. Isso te poupará bastante tempo e até mesmo dinheiro.