FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

20 Set 2022

Dúvidas que podem surgir quando pensamos em arrendamento de imóvel

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Não importa se você quer arrendar o imóvel de alguém ou quer arrendar o seu para outras pessoas, se é sua primeira vez, certamente haverá muitas dúvidas surgindo na sua cabeça. Isso é mais comum do que pode parecer. E muitas pessoas que pensam nisso pela primeira vez podem ter um misto de sensações em relação a isso. Ao mesmo tempo que a ideia pode parecer muito empolgante, podemos ficar apreensivos diante das dúvidas que podem surgir inicialmente. Por isso, abordaremos nesse artigo algumas das dúvidas frequentes que aparecem quando pensamos em arrendamento.

Se quero alugar um imóvel para morar, de quanto dinheiro preciso dispor inicialmente?

Existem diferentes tipos de contratos, mas, geralmente, existe uma parte do valor inicial  que é pago como garantia legal e caução. Essa parte é devolvida ao final do contrato, caso não haja descumprimento de cláusulas que impliquem na perda ou redução do montante a ser devolvido. Como dito anteriormente, o valor vai depender do contrato, mas uma possibilidade comum é que o inquilino pague a soma de: o valor do primeiro mês (mês corrente), mais o valor de um mês somado ao IVA como taxas de aluguel de seguro, além de um mês como caução e de um mês de garantia legal. 

É recomendado fazer um contrato de arrendamento?

Com certeza! O contrato é uma garantia para ambas as partes. Ali é especificado todas as condições, os prazos e as sanções. Enfim, tudo que as partes precisam cumprir, seus direitos e deveres. Preferencialmente, peça ajuda de um profissional para se certificar de que tem uma boa minuta de contrato de arrendamento em mãos, e de que entendeu todas as suas cláusulas. Isso pode evitar muitos aborrecimentos futuros.

Quero alugar meu imóvel de forma segura sem me preocupar ou gastar muito tempo com isso. O que devo fazer? 

Nesse caso, é melhor você trabalhar com uma empresa especializada em imóveis que cuide de tudo para você. Existem boas opções no mercado e que oferecem serviços rápidos, confiáveis e completos. Afinal, você não precisa ser um expert em arrendamento se quiser alugar segura

Caso eu queira arrendar o meu imóvel, é obrigatório ter o certificado energético?

Quero arrendar a minha casa, preciso de um certificado? Sim. Se seu imóvel fica em Portugal, ele precisa possuir o certificado energético para que possa ser arrendado. Esse é um certificado exigido por lei, com validade de dez anos no caso de edifícios habitacionais, e que classifica o desempenho energético dos imóveis em uma escala pré-definida. O certificado energético é emitido apenas pela Agência para a Energia (ADENE) e somente peritos autorizados, qualificados e independentes podem fazer a avaliação. 

Caso queira rescindir um contrato de arrendamento, preciso informar por escrito?

Sim. É necessário que o inquilino ou o proprietário seja informado por escrito da intenção da outra parte envolvida de rescindir o contrato, por meio de uma carta de rescisão de contrato de arrendamento, e com a antecedência necessária, prevista por lei e/ou pelo contrato. 

Essas são algumas das dúvidas comuns que costumam aparecer quando as pessoas pensam em arrendamento. No entanto, é sempre aconselhável obter a ajuda de um profissional ou uma empresa especializada. Isso te poupará bastante tempo e até mesmo dinheiro. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts