FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

26 Out 2022

CGTP marca semana de luta entre 10 e 17 de dezembro

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A CGTP convocou uma semana de luta de 10 a 17 de dezembro por aumentos salariais e uma concentração frente ao parlamento para 25 de novembro, dia da votação final da proposta de Orçamento do Estado para 2023.

As ações de luta foram anunciadas pela secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho Nacional, na sede da intersindical, em Lisboa.

Isabel Camarinha avisou que a luta vai intensificar-se perante as opções do Governo para a valorização salarial dos trabalhadores e dos pensionistas que, no seu entender, não servem para repor o poder de compra face ao aumento dos preços e do “aproveitamento que está a ser feito pelos grandes grupos económicos”.

“Os próprios números do Governo mostram que há margem [no orçamento para ir mais longe nos aumentos]. O que está a impedir são as opções políticas”, afirmou a líder da intersindical.

Questionada sobre se a CGTP está a ponderar avançar para uma greve geral, Isabel Camarinha disse que “para a CGTP não há nenhum patamar da luta que esteja colocado de parte”, mas que a intersindical vai aguardar pelos resultados das lutas anunciadas e de outras ações em curso.

A Frente Comum dos sindicatos da função pública, estrutura da CGTP, tem marcada uma greve nacional do setor para dia 18 de novembro.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts