FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

19 Out 2022

E a Melhor Coreografia vai para… Hinoportuna

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi um regresso à cidade invicta da Hinoportuna. Depois das duas vitórias consecutivas na 29ª e 30ª edição deste histórico festival, a tuna vianense ansiava por este reencontro com os camaradas da Tuna Universitária do Porto, bem como os amigos do Orfeão Universitário do Porto.

O festival começou com a noite de serenatas nos jardins da Foz. “Entre o Douro e o Atlântico” foi o mote para uma noite ao ar livre junto ao Passeio Alegre, onde se escutaram lindas baladas de todas as tunas participantes, com muito público a presentar as tunas com aplausos e muito calor humano. A Hinoportuna apresentou-se cantando “Cantigas de Maio” de Zeca Afonso e “Quinta-feira de Ascensão”, uma música tradicional do Cante Alentejano.

No sábado foi dia de voltar ao Coliseu do Porto. A Hinoportuna foi a última tuna a concurso e apresentou-se numa sala repleta de público e que vibrou com a alegria contagiante do Alto Minho, muito bem representada pela participação especial da dança levada a palco com quatro pares do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela para a estreia do tema “Chula da Meadela”, com arranjos de vozes e musicais que impressionaram todo o auditório a somar pela belíssima prestação das danças e das cores do trajar das gentes de Viana.

De resto, a atuação teve o seguinte alinhamento: Maio Maduro Maio (Zeca Afonso), Duetos (Instrumental Júlio Pereira). Entre o Samba e o Fado (original), Balada ao Vento (original), Amor de Perdição (original) e Chula da Meadela (tradicional).

A noite havia de encerrar com uma fantástica atuação da TUP onde foram a palco os fantásticos temas que perfumam o mágico universo académico da cidade invicta com temas como “Amores de Estudante”, entre outros.

Por fim, foram entregues os prémios de participação do certame às tunas presentes: Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, Cuarentuna de Burgos, Antúnia – Tuna de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, Tuna Académica de Biomédicas do Porto e Tuna de Engenharia da Universidade do Porto.

A Hinoportuna trouxe para Viana do Castelo o prémio de Melhor Coreografia, que premeia os pandeiretas e estandartes, bem como certamente a participação dos amigos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.

Os prémios atribuídos pelo Júri do Festival foram os seguintes:

Melhor prestação vocal – TAB / Melhor prestação Instrumental – TEUP / Melhor coreografia – Hinoportuna / Melhor arranjo musical – anTUNiA e o Grande prémio XXXVI FITU – anTUNiA.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts