FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

31 Out 2022

Íris Inclusiva promove treino de Goalball aberto à comunidade no Pavilhão da Meadela

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Após uma longa interrupção motivada pela pandemia, a Íris Inclusiva vai retomar a prática de Goalball, uma modalidade de desporto adaptado criada para as pessoas com deficiência visual e baseada nas perceções tátil e auditiva, mas que pode também ser jogada por pessoas normovisuais. 

No próximo dia 5 de novembro, às 14h30, todos os interessados para esta sessão inclusiva de experimentação/demonstração, que terá lugar no Pavilhão da Meadela, estão convidados a participar.

A atividade é gratuita e não carece de inscrição. Só precisa de aparecer e trazer roupa e calçado desportivos! 

Nota acerca da modalidade:

O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol (9m de largura por 18m de comprimento). Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo. As partidas têm uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos.
Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes.

O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo. A bola utilizada pesa 1250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetar a sua trajetória.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts