Em Vila Franca o executivo camarário reuniu com a Junta de Freguesia e visitou, assim, empreitadas a decorrer, nomeadamente a requalificação do cemitério. A reunião de trabalho com a autarquia local permitiu analisar necessidades da freguesia, nomeadamente a ampliação da rede de saneamento, já em execução, no âmbito da empreitada “Ampliação de Redes de Abastecimento de Água e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo” – Lote 1, 2 e 3, obra de 1,584 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), financiada pelo PO-SEUR.
Nesta visita foi ainda discutida a conclusão de obras em equipamentos desportivos e culturais da freguesia, bem como a requalificação da rede viária.
Na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, foram analisados os investimentos em curso e projetar o futuro das freguesias. O autarca, Luís Nobre, acompanhou, assim, obras que estão a decorrer, nomeadamente no Centro Cívico de Deocriste.
Foi feita uma avaliação do cemitério de Portela Susã e da empreitada de saneamento que irá beneficiar a União de Freguesias, no âmbito de um investimento superior a 2,7 milhões de euros, a realizar pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), e que permitirá ampliar a rede de saneamento básico à casa de 1.273 habitantes de sete freguesias de Viana do Castelo. A empreitada, comparticipada em 1,010 milhões de euros pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), prevê a expansão das redes em 17,6 quilómetros, passando a servir 559 habitações das uniões de freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã.
Durante a visita foi ainda feita uma avaliação da nova localização da Casa Mortuária de Subportela. Foi ainda discutida a construção da Estação Elevatória de Subportela e o projeto de requalificação da envolvente do Calvário, em Subportela.