FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

31 Out 2022

Lula da Silva está de volta à Presidência do Brasil

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, foi eleito no domingo presidente do Brasil, com 50,9 por cento, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1 por cento, depois de apurados todos os votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Luiz Inácio Lula da Silva volta a governar o Brasil, 20 anos depois do primeiro mandato. Vencedor de um sufrágio cujo resultado apertado pareceu incerto até o fim devido à grande popularidade de Bolsonaro – presidente cessante apoiado por conservadores e elementos da extrema-direita brasileira.

Lula da Silva começou por comemorar a vitória no Twitter. O futuro chefe de Estado usou a rede social para mostrar a felicidade com o regresso à Presidência e partilhou uma foto da bandeira brasileira, que acompanhou com uma legenda em que era possível ler-se “Democracia”.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio da Alvorada após uma vitória na segunda volta, pela primeira na história democrática recente do Brasil, sobre um chefe de Estado que era recandidato.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Aos 77 anos, Lula da Silva é o primeiro chefe de Estado a ter três mandatos na história recente do Brasil, tendo sido candidato à Presidência da República do Brasil seis vezes.

Após serem conhecidos os resultados eleitorais, Lula da Silva fez o primeiro discurso como novo presidente eleito do Brasil, começando por agradecer a todos os que votaram e que trabalharam na sua campanha.

“Nós não enfrentámos um adversário, não enfrentámos um candidato. Nós enfrentámos a máquina do Estado brasileiro colocada ao serviço do candidato da situação para tentar evitar que nós ganhássemos as eleições”, começou por apontar Lula, diante de uma plateia que o esperava em celebração.

“Tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui. E estou aqui para governar esse país, numa situação muito difícil. Mas eu tenho fé em Deus que, com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente”, declarou.

O presidente eleito do Brasil pretende, segundo prometeu em campanha, dedicar o terceiro mandato ao combate à fome, recuperação da economia, proteção do meio ambiente e a pacificação da população dividida por uma forte polarização política.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts