FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

02 Out 2022

Motociclos do INEM equipados com monitores de sinais vitais que permite realização de eletrocardiogramas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os Motociclos de Emergência Médica (MEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão, a partir de agora, equipados com um novo monitor de sinais vitais, que permite a realização de eletrocardiogramas (ECG).

Com este equipamento, os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do INEM que tripulam este meio vão poder aplicar uma das competências adquiridas com a Carreira Especial de TEPH, o Protocolo de Dor Torácica.

Os monitores permitem a realização de ECG de 12 derivações, para além de outras funcionalidades essenciais para a prestação de socorro, como a desfibrilhação automática externa (DAE).

Através da aplicação do Protocolo de Dor Torácica, as equipas dos Motociclos e Ambulâncias de Emergência Médica (AEM), constituídas por TEPH, têm a possibilidade de realizar este exame e enviar os resultados para os Médicos Reguladores presentes nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo assim um encaminhamento mais adequado dos doentes com sinais e sintomas de patologia cardíaca.

A atuação dos TEPH no terreno é realizada de acordo com Protocolos Médicos de Atuação, cuja aplicação depende da validação do Médico Regulador do CODU, caso a caso, funcionando como uma garantia de segurança para o doente na prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalares. Desta forma, o INEM, através dos TEPH, oferece uma resposta de maior qualidade, essencial para melhor salvaguardar a vida das pessoas e diminuir atempadamente o seu sofrimento.

Recorde-se que desde o dia 1 de novembro de 2021, as 56 Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM estão equipadas com estes monitores de sinais vitais.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts