FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

21 Out 2022

Portugal arrasa Bielorrússia no arranque do apuramento para o Europeu feminino

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A seleção portuguesa feminina de futsal goleou esta quinta-feira a Bielorrússia por 14-0, no seu primeiro encontro de qualificação para o Europeu de 2023, que dominou do princípio ao fim, após marcar dois golos nos dois primeiros minutos.

Cabeça de série do Grupo 3, Portugal inaugurou o marcador com 47 segundos decorridos, graças a um remate ao ângulo superior esquerdo da capitã Ana Azevedo, alargou a vantagem no segundo minuto por Carla Vanessa, melhor marcadora lusa no desafio, com quatro golos, e descolou para uma vitória de dois dígitos, marca que consumou na segunda parte.

À exceção de um lance em que Anastasiya Igrusha surgiu isolada e rematou para defesa de Ana Catarina, ao minuto cinco, o jogo desenrolou-se no sentido da baliza bielorrussa e o terceiro golo surgiu ao minuto seis, quando Krystsina Tsikhavodava marcou na própria baliza, ao tentar intercetar um passe de Janice Silva para Fifó.

Lançada pelo selecionador Luís Conceição no decurso da partida, Janice Silva marcou o 4-0, aos sete minutos, e bisou aos 18′ (7-0), depois de Polina Shatsilenia fazer o segundo autogolo do jogo e de Carla Vanessa marcar pela segunda vez, de grande penalidade, aos 13′.

A primeira metade encerrou com o remate certeiro ao ângulo superior esquerdo de Fifó para o 8-0, jogadora que avolumou a conta pessoal na etapa complementar, com os tentos que valeram o 10-0, ao minuto 25, e o 11-0, aos 28′, já depois de Carla Vanessa ter repetido o gosto ao pé, aos 23′.

A 14 atletas lusas convocadas para o apuramento tiveram minutos, e a guarda-redes suplente, Maria Odete Rocha, teve de se aplicar aos 32 minutos para negar o golo Yana Ray, mantendo a baliza a salvo.

No Pavilhão Multiusos de Fafe, a cidade do clube que representa, o Nun’Álvares, Carla Vanessa fechou a conta pessoal aos 34 minutos, antes de Ana Azevedo marcar pela segunda vez, aos 36′, e de Janice Silva pela terceira, a 47 segundos do fim.

Com a goleada aplicada à Bielorrússia, Portugal ascendeu à liderança do Grupo 3, com os mesmos três pontos da Itália, que derrotou hoje a Eslovénia por 8-0.

A equipa das quinas defronta as eslovenas esta sexta-feira, a partir das 21:00, e encerra o Grupo 3 perante a Itália, às 21:00 de domingo, também em Fafe.

Cada uma das seleções vencedoras dos quatro grupos de qualificação apura-se para o Campeonato da Europa de 2023, agendado para março.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts