FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

20 Out 2022

Primeira-ministra britânica demite-se

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, anunciou esta quinta-feira a sua demissão. Truss vinha enfrentando nas últimas semanas muita contestação dentro do Partido Conservador e acabou por anunciar a saída depois de ter perdido um dos seus aliados mais próximos Kwasi Kwarteng, ministro das Finanças e Suella Braverman, ministra da Administração Interna.

Na curta conferência de imprensa em que anunciou a demissão do cargo, a ainda líder do executivo referiu que entrou no gabinete num tempo “de muita incerteza económica e instabilidade” e que “não é possível entregar o mandato” para o qual foi eleita dentro do Partido Conservador, “dada a situação”.

Liz Truss indicou ainda que já falou com o Rei Carlos III para entregar a demissão e que novas eleições deverão acontecer dentro do partido “a serem completadas na próxima semana”.

Na hora antes, a primeira-ministra tinha estado reunida com o presidente do Comité 1922, Graham Brady, responsável por gerir questões internas do partido, bem como as regras sobre a liderança dos “tories”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts