Portugal precisava apenas de um ponto para ir ao Campeonato da Europa, mas cedo mostrou vontade de ganhar, com subidas rápidas e perigosas, e a condicionar a saída de bola das transalpinas, na primeira parte.
Aos 15 minutos, Fifó atirou a contar para a armada lusa, assistida por Inês Fernandes, e a justificar o domínio que Portugal ia conquistando na partida. O golo deixou as italianas mais nervosas, e ponto de recorrerem às faltas para travarem as portuguesas. Uma dessas faltas resultou numa grande penalidade a favor da armada lusa, mas Pisko rematou aos ferros.
Após o intervalo, a seleção transalpina mostrou-se mais atrevida e conseguiu empatar o jogo, numa iniciativa de Rafaela Del Maz, aos 26 minutos, mas a capitã de Portugal, Ana Azevedo, respondeu no minuto seguinte, colocando Portugal outra vez por cima no marcador.
Novamente em vantagem, a formação liderada por Luís Conceição instalou-se com autoridade nos domínios transalpinos e alargou a vantagem com golos de Pisko e Cátia Morgado (dois), deixando ao rubro o público entusiasta que encheu o Pavilhão Multiusos de Fafe.
As comandadas de Luís Conceição terminam assim a fase de qualificação com um registo imaculado: três vitórias em três jogos disputados, com 31 golos marcados e apenas um sofrido, diante da Itália, na terceira jormada.
Portugal com Espanha, Ucrânia e Hungria na ‘Final Four’
Na fase final do Campeonato da Europa de 2023, que irá decorrer no mês de fevereiro, Portugal terá a companhia das seleções de Espanha, Ucrânia e Hungria, que conquistaram o primeiro lugar nos respetivos grupos.
A Campeã da Europa deixou pelo caminho, no Grupo 1, Suécia, Finlândia e Bélgica. A Ucrânia impôs-se, no Grupo 2, a Polónia, Países Baixos e Croácia. Por seu turno, a Hungria foi a vencedora do Grupo 4, onde estava inseridas as equipas de Bósnia Herzegozina, Eslováquia e Chéquia.