FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Out 2022

Viana do Castelo vence Prémio Geoconservação 2022 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No Dia Internacional da Geodiversidade, celebrado a 6 de outubro e comemorado este ano pela primeira vez, Viana do Castelo recebeu o Prémio Geoconservação 2022, atribuído pelo grupo português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico).

O prémio foi atribuído ao município vianense pela candidatura “Viagem no tempo, no Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, devendo-se ao trabalho desenvolvido pelo Município na implementação da estratégia de conservação e valorização do património geológico do concelho através do programa Geoparque Litoral de Viana do Castelo.

Na cerimónia de entrega do diploma, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que Viana do Castelo “sempre teve muita atenção para com os seus elementos naturais e sempre os soube interpretar como elementos de diferenciação e de valorização nos quais assentam os pilares do nosso desenvolvimento”.

O autarca indicou, assim, que este prémio “servirá como motivação para fazermos ainda mais e melhor” em prol do território vianense.

A Vereadora com o pelouro do Ambiente, Fabíola Oliveira, frisou que este galardão “reflete um trabalho de equipa que iniciou há alguns anos e que une diversos setores da secção do Ambiente”, tendo como objetivo a geoconservação e a preservação da biodiversidade. “Este prémio mostra que estamos no bom caminho e que queremos que o Geoparque seja uma marca do nosso território”, realçou.

Já Paulo Pereira, representante nacional da ProGEO, assegurou que o Município de Viana do Castelo “teve concorrência de peso, mas conseguiu, mesmo assim, vencer este prémio”.

O júri reconheceu como “altamente meritório” o empenho da autarquia na preservação do património geológico local através da classificação de 13 geossítios como Monumento Natural Local, bem como as iniciativas de valorização desenvolvidas no âmbito do projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo.

“Foi valorizado trabalho já concretizado, centrado nos geossítios propriamente ditos e demonstrando um claro empenho de disponibilização de recursos das autarquias na defesa e na valorização do património geológico. Tendo em consideração estes critérios, o júri decidiu atribuir o Prémio Geoconservação 2022 à candidatura do município de Viana do Castelo”, é indicado. De acordo com a entidade organizadora, o grupo português da ProGEO foram recebidas sete candidaturas, provenientes de cinco municípios.

Desde a sua criação, em 2017, o Geoparque Litoral Viana do Castelo tem vindo a implementar uma estratégia para prossecução dos seus objetivos centrais – a conservação da natureza, a geoeducação e o geoturismo, tendo como referência a matriz do Programa de Geoparques da UNESCO. Com uma dinâmica crescente nos últimos anos, o Geoparque tem vindo a transformar a relação da comunidade local com o património geológico, ambiental e paisagístico, tornando-o mais próximo, facilitando a sua interpretação e aprofundando o seu conhecimento. 

A concretização do programa Geoparque resultou na classificação de 13 áreas como Monumentos Naturais Locais, na criação da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, na instalação de infraestruturas de interpretação das áreas classificadas, no lançamento de plataformas digitais (website, aplicação móvel e visita virtual) e ainda na dinamização dos centros de acolhimento turístico-educativo que constituem a Rede de Portas do Geoparque. 

Para a preservação do património natural dos geossítios classificados como Monumentos Naturais, o Município desenvolveu um Programa de Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas de Viana do Castelo que consistiu no controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras instaladas em grande escala em algumas dessas áreas. Através deste programa foram feitas limpezas de vegetação invasora e realizadas plantações de espécies autóctones. Foi ainda desenvolvida formação sobre esta temática para o público em geral e especializado, foram produzidos diversos materiais informativos e criada a APP BioRegisto. 

Ainda no âmbito deste Programa foram estabelecidos protocolos de cooperação com empresas e associações locais para a manutenção ecológica dos Monumentos Naturais, em contexto da responsabilidade ambiental empresarial. Estas entidades responsabilizam-se pela manutenção ecológica dos Monumentos Naturais, realizando pelo menos duas intervenções anuais para a controlo de espécies invasoras, plantação de espécies nativas ou limpeza de resíduos.

Este é já o segundo Prémio Geoconservação que o Município conquista com o projeto Geoparque Viana do Castelo. Em 2016 já havia sido reconhecido, pelo grupo ProGeo, o empenho e investimento da autarquia para a conservação e valorização do património geológico.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts