FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Nov 2022

Cabral Pinto expõe na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A mostra está patente ao público a partir desta quarta-feira, dia de aniversário da Escola Superior de Educação do IPVC, e conta com 14 obras, essencialmente de pintura.

“Olhar o tempo no futuro que passa”. É este o título da exposição de pintura de António Cabral Pinto, que vai ser inaugurada hoje, dia em que se celebra o 42.º aniversário da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).

Integrada também no 17.º Encontro Internacional de Artes, a exposição comporta uma viva paleta de cores vibrantes, numa viagem entre mensagens mais ou menos implícitas sobre a visão do autor. São pinturas recentes, feitas nos últimos três anos, aquelas que se poderão visitar a partir de hoje.

“Olhar o tempo no futuro que passa” transporta em si o gosto e o percurso do autor, enquanto professor e, consequentemente, defensor da Educação. Coordenador do curso de licenciatura de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, o docente Hélder Dias refere-se a “Olhar o tempo no futuro que passa” como “uma ilustração da vontade em fazer das instituições de ensino pontos centrais na difusão cultural e na reflexão sobre o mundo que nos rodeia. Daí o título, porque cada início de ano letivo é um futuro que passa. A entrada de novos alunos numa instituição é um recomeço que reforça a nobreza e a importância do trabalho que realizamos em conjunto. E partilhar esse labor diário e próximo com artistas e outros criadores que nos visitam é uma forma de olhar o tempo. Uma verdadeira escola é curiosa, abraça e respeita o futuro dos seus alunos, ao mesmo tempo que perscruta o seu tempo”.

António Cabral Pinto, diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, desde 2016, realizou a primeira exposição individual nos inícios dos anos 70 do século passado, em Timor. Artista plástico, professor com formação em Pintura/Artes Visuais e complementar em Ensino/Educação Tecnológica, expôs pela primeira vez na ESE em 1986.

A exposição conta com 14 peças, maioritariamente de pintura, sendo que há duas tridimensionais: um biombo e uma escultura. “O professor António Cabral Pinto fez, recentemente uma exposição em Espinho, de onde é natural, e foi a partir daí que surgiu a possibilidade de também expor na ESSE-IPVC. Não com a totalidade das peças, mas com uma seleção, que espelha a forma de trabalhar mais expressiva do autor, com cores vibrantes e um traço muito caraterístico. Esta exposição assume uma dupla importância. Se por um lado permite aos alunos um contacto mais direto com autores renomados e com uma longa carreira, por outro também é uma boa ocasião para que os próprios autores possam ver de perto o trabalho que as escolas estão a fazer”, acrescenta Hélder Dias.

A inauguração irá acontecer por volta das 19h, com a presença do autor, que voltará à ESE dia 24 de novembro, no âmbito do 17.º Encontro Internacional de Artes.

A exposição poderá ser visitada até 16 de dezembro, na Galeria da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts