FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

04 Nov 2022

Nenuco já tem 45 anos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Nenuco, uma das marcas mais icónicas da FAMOSA, cumpre 45 anos, numa posição de marca número um em vendas na categoria de brinquedos Nurturing em Portugal, segundo dados da GFK.

Com mais de 60 referências à venda, a marca Nenuco está presente hoje em 50 países na Europa, América e Ásia. O bebé Nenuco alcançou vendas no valor de cerca de 4,2 milhões de euros no último ano em Portugal, segundo dados da GFK, ocupando a posição número um entre as marcas mais vendidas na categoria de brinquedos Nurturing. A nível global, a marca vende mais de 2,5 milhões de unidades anualmente, fatura mais de 40 milhões de euros e é a número um em faturação da FAMOSA. A empresa apresenta todos os anos novidades Nenuco e foi renovando os seus clássicos a cada temporada. Entre os Nenucos mais vendidos figuram semana a semana e mês a mês, o Nenuco 5 Funções.

Nenuco é uma marca intergeracional com o qual brincaram e brincam avós, pais e filhos. Entre as mais de 60 referências à venda, destacam-se os kits que incluem bonecos de Nenuco, como “Nenuco, que comemos hoje?”, “Nenuco e o seu Triciclo” ou “Feliz Aniversário Nenuco”. Além disso, Nenuco conta com duas referências de roupinha e acessórios que complementam as opções de jogo do Nenuco.

“Nenuco é uma das marcas mais icónicas da FAMOSA, e aquela que mais fatura globalmente dentro da empresa, que cumpre já 45 anos e foi-se renovando ano após ano para se adaptar às novas gerações sem perder a sua essência. Uma estratégia que posicionou o Nenuco como líder de vendas na sua categoria em Portugal, Espanha e Itália e com uma presença muito importante noutros países Europeus e Latino-Americanos, concretamente no México” afirma José Miguel Toledo, CEO da FAMOSA.

Nenuco, 45 anos a evoluir e a adaptar-se às tendências e mudanças sociais

Apesar de ser uma das marcas clássicas e mais antigas da FAMOSA, a empresa investiu, ao longo das últimas quatro décadas, em inovação e no desenvolvimento de novos produtos e designs, que fazem do Nenuco um brinquedo moderno e adaptado aos novos tempos.

Assim, a equipa de design foi aplicando em cada época as novas tendências em vestuário e penteados, evoluindo por exemplo na estética da roupa do Nenuco. Se no final dos anos 70 e 80 os primeiros Nenucos vestiam modelos de corte mais clássico com roupa de renda ou malha adornada com bordados, hoje o seu armário está repleto de designs mais coloridos e com pequenas e divertidas ilustrações.

A evolução das tendências nestes anos também é visível nos acessórios de Nenuco, que incorporam complementos de moda como a bóia Flamenco do Nenuco Hora de Nadar ou o moderno triciclo do Nenuco e o seu Triciclo. Os acessórios da marca também se foram adaptando aos novos tempos e atualmente o Nenuco conta com uma cadeira de segurança para automóvel ou um robô de cozinha para preparar papinhas, que reproduzem elementos com os quais as crianças estão familiarizados na sua vida diária.

“Não podemos esquecer que as crianças aprendem em grande medida por imitação dos mais crescidos e a tecnologia forma parte das suas vidas em maior ou menor medida.”

Nos últimos anos detetamos um interesse maior pelos brinquedos mais tecnológicos e temos investido em inovação para incorporar este elemento, mas sem perder a essência do que são os nossos brinquedos, a representação de papéis e capacidades com eles desenvolvidas. Atendendo a esta procura temos desenvolvido vários produtos que permitem a interação e o jogo com ou sem Tablet. “Um dos grandes valores diferenciais do grupo FAMOSA é a união perfeita entre a reinvenção dos nossos clássicos e a tecnologia, mas sempre dando um papel protagonista ao jogo papel mais clássico” explica José Miguel Toledo, CEO da FAMOSA.

Nenuco, o bebé que nasceu em Alicante há 45 anos

O êxito do Nenuco mantém-se décadas depois do seu nascimento. Já na década de 70 e posteriores, o Nenuco acumulou uma infinidade de prémios em Feiras de Brinquedos, concursos e eventos internacionais, como o Aro de Oro para o brinquedo mais vendido, recebido na Feira de Brinquedos de Valência (Espanha) em 1989. Reconhecimentos que se repetiram ao longo dos anos em Portugal e países como Alemanha, França ou Itália, e endossados também pelo seu sucesso de vendas que se mantém 45 anos depois.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts