Olegário Gonçalves assume a liderança dos destinos da Comissão Política Distrital e garantiu que esta nova equipa está motivada para promover a mobilização dentro do partido e para o partido, sendo que nas próximas eleições autárquicas querem “pintar o distrito de laranja” e preparar com a devida antecedência os candidatos.
Quanto ao distrito e depois de se ter realizado a Cimeira Ibérica em Viana do Castelo sem nenhum resultado prático, o presidente do PSD defende que este território tem que deixar de ser esquecido pelo poder central e tem que exigir mais do Governo. “O distrito de Viana do Castelo continua a enfrentar muitas dificuldades e podemos enumerar apenas algumas das preocupações atuais: a população envelhecida, concelhos a enfrentarem o despovoamento, falta de infraestruturas, serviços de saúde a precisar de reestruturação, obras essenciais para o desenvolvimento do distrito como a ligação à fronteira da Madalena, a melhoria da ligação rodoviária entre Valença e Melgaço para facilitar a circulação de pessoas e bens, e ainda a construção de uma ponte transfronteiriça entre o concelho de Caminha e A Guarda, na Galiza. Ainda há dias, Viana do Castelo foi palco da Cimeira Ibérica e o resultado foi aquele que todos nós sabemos. Foi apenas aprovado o 112 transfronteiriço.
Havia ainda outros assuntos de relevo para a região como a ligação ferroviária de alta velocidade, mas esta cimeira não passou de um espetáculo de vaidades que se passearam pela cidade de Viana do Castelo. Portugal e Espanha, e as suas populações mereciam um bocadinho mais de esforço por parte destes governantes”, defende o presidente do PSD distrital.
Sem esquecer o panorama nacional e as dificuldades que o país enfrenta, o presidente da Comissão política distrital acredita que o Governo de António Costa não chega ao fim da legislatura, pois para
além de enfrentar vários escândalos internos, como o mais recente caso de Miguel Alves, também continua a “afundar o país”.
“Todos sabemos que o país está a passar uma fase muito difícil e com a governação desgovernada de António Costa e da sua equipa, caminhamos a passos largos para uma rutura grave. O país está à beira do colapso, as famílias estão a entrar em desespero mas há quem pense que com 125 euros se resolvem problemas sérios como os que enfrentamos. Esperam-se tempos muito difíceis!”, referia Olegário Gonçalves no seu discurso.
Com a presença do presidente do PSD, Luís Montenegro que começou nesta sessão o seu percurso pelo distrito de Viana do Castelo no seguimento do seu compromisso com o país em passar uma semana por mês em cada um dos distritos de Portugal, Olegário Gonçalves aproveitou para agradecer a visita e elogiar esta missão de “Sentir Portugal”, pois é fora de Lisboa que se conhece o país.

Sessão Plenária do dia 27 de outubro de 2022
Lista dos membros dos órgãos distritais do PSD:
MESA DA ASSEMBLEIA DISTRITAL
Presidente: Luís Álvaro Barbosa de Campos Ferreira
Vice-Presidente: Helena da Conceição Costa Monteiro
Secretário: Ricardo José Mendes Salgado Vieira
Secretário: Daniel Dias Gonçalves
Secretário (suplente): José Luís de Lima
COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL
Presidente: Olegário Gomes Gonçalves
Vice-Presidente: José Alfredo Pereira Bastos de Oliveira
Vice-Presidente: José Paulo Coelho do Órfão
Secretário Distrital: Sónia Isabel Sousa Prego
Tesoureiro: Alberto Luís de Oliveira Vilas
Vogal: Luís Filipe Santos Grenho
Vogal: Norberto Nunes Domingues de Brito
Vogal: Maria Alice Parente Ribeiro Antunes
Vogal: Carlos Fernandes Alves de Castro
Vogal: Maria Aurora Soares Alves
Vogal: Francisco José Rodrigues Romeu
Vogal: Venâncio Fernandes
Vogal: António Fernandes Rodrigues Felgueiras , Vogal (suplente): Marina Isabel Marques Reis, Vogal (suplente): Angélica Leite da Costa Ferreira.
CONSELHO DE JURISDIÇÃO DISTRITAL
Presidente: Maria Emília e Sousa Cerqueira
Membro: Rosa Maria Morais Lobo Bouças
Membro: Elisabete Maria Lourenço de Araújo Domingues Membro: Domingos Migueis Gonçalves Cachadinha Membro: Elizabeth Morais Caldas.
Membro (suplente): Henrique Matos Marques, Membro (suplente): Mário Fernando Branco Pereira
COMISSÃO DISTRITAL DE AUDITORIA FINANCEIRA
Presidente: Jorge Manuel Salgueiro Mendes
Membro: João Carlos Araújo Rego Montenegro Membro: Emanuel Araújo Miranda
Membro (suplente): Filmino Manuel de Barros Leal