FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Nov 2022

Ponte da Barca aprova Orçamento para 2023

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A proposta de Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2023, que definem as linhas de desenvolvimento estratégico para Ponte da Barca, foi aprovada esta segunda-feira pelo executivo municipal, em Reunião de Câmara extraordinária. O documento aprovado, que prevê um valor global de 22.231.965,00 euros, define o desenvolvimento económico do concelho e a coesão social como grandes prioridade estratégicas.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, “as Grandes Opções do Plano traduzem um conjunto de intenções alicerçadas que pretendemos dar continuidade para alavancar o desenvolvimento sustentável do concelho, resultante de todo um processo de estratégia, empenho e rigor”.

“Tendo em consideração as várias incertezas que marcam a atualidade, nomeadamente o conflito no leste da Europa, a subida exponencial da inflação e o aumento do custo de vida para todas as famílias, o Orçamento para 2023 permite uma resposta firme do Município no âmbito da ação social, integrando medidas que  visam garantir o apoio nas situações de maior vulnerabilidade social, assegurando paralelamente o investimento na prossecução da estratégia de desenvolvimento económico do nosso concelho” afirmou o edil barquense.

O documento desenvolve-se, então, a partir de vários eixos unificados através de diversos objetivos estratégicos que encontrarão a devida materialização em diversas estratégias e ações operacionais.

A promoção da Coesão Social continuará a ser um eixo vital, pelo que o Município irá continuar a apoiar as famílias e as pessoas desfavorecidas. A par do apoio direto às pessoas, é implementado o apoio à natalidade assim como continuará a apoiar as IPSS do concelho na sua missão de cuidado para com os idosos, apoiando o envelhecimento ativo assim como a integração das pessoas com deficiência, procurando apoiar e afirmar cada vez mais a sua valorização social. 

Ainda no domínio da coesão social, porque as pessoas estão sempre primeiro, destaca-se a implementação da Estratégia Local de Habitação, num investimento previsto de 6 milhões de euros, criando mais e melhores condições habitacionais para as famílias carenciadas por todo o concelho. 

Paralelamente irá ser desenvolvido o Programa de Arrendamento Acessível que promove a oferta alargada de habitação para arrendamento a preços compatíveis com os rendimentos das famílias.

Neste seguimento, a ação social do Município continuará a desenvolver medidas estruturais capazes de enfrentar os desafios sociais e contrariar os problemas demográficos da natalidade, do envelhecimento e da longevidade, promovendo a inclusão e proteção social dos grupos mais vulneráveis, garantindo os direitos à igualdade de oportunidades dos diferentes grupos populacionais e reforçando a coesão sócio territorial. 

O Desenvolvimento Económica continuará a ser uma prioridade do Município. Em 2023 continuará em marcha a estratégia de captação de novas empresas para Ponte da Barca, avançando com a construção da expansão da Área de Acolhimento Empresarial do Rodo, assim como a aquisição de terrenos em Lavradas para a construção da tão ambicionada área empresarial. Paralelamente, será lançado o Programa “PRO-IN”, um programa municipal de apoio à dinamização e modernização da atividade comercial e de incentivo ao empreendedorismo, ao emprego e à venda de produtos locais, em colaboração com o movimento associativo representativo da atividade comercial e agrícola do concelho.

Com a conclusão da construção do Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo e Centro de Negócios em Ponte da Barca, previsto para o primeiro semestre de 2023, será dado um passo importante para o apoio ao empreendedorismo no concelho, sobretudo junto dos mais jovens que abraçam a iniciativa empresarial pela via das startup´s, potenciando condições, apoio técnico e financeiro para fomentar o empreendedorismo e o setor empresarial no nosso território.

No âmbito da reabilitação urbana e do planeamento, o Município pretende melhorar os mecanismos internos que permitam garantir um aproveitamento ainda melhor dos apoios europeus, permitindo a execução de projetos estruturais e desta forma criar condições que promovam uma cada vez maior atratividade e qualidade de vida no nosso território.

Ao longo de 2023 a promoção do património do concelho, da natureza do território e da riqueza do mundo rural serão reforçados, executando um plano municipal de promoção e afirmação do nome de Ponte da Barca enquanto destino turístico de excelência, permitindo assim a dinamização da restauração, do alojamento no território e do nosso comércio, investindo simultaneamente nas potencialidades culturais e na riqueza patrimonial do nosso concelho, continuando a promover e, mesmo reforçar, a imagem e atratividade do território, destacando as potencialidades de Ponte da Barca enquanto destino natural e autêntico.

Paralelamente às áreas mais prioritárias, também a Educação, a Juventude, a Cultura, o Desporto, o património cultural, o movimento associativo e a ligação à comunidade emigrante continuarão a merecer especial destaque na atuação municipal, e que resultam de parcerias de excelência num movimento de cooperações estratégicas a reforçar em 2023 para continuar projetos já existentes e incrementar outros.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts