Pela 6ª vez consecutiva, o clube vianense, conquistou o título por clubes no Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom, com um recorde de 18 competições seguidas sem perder.
Em Amarante, o Darque Kayak Clube segurou o título de campeão nacional por clubes, totalizando 1910 pontos. Em segundo lugar classificou-se o Aventura Marão Clube com 1346 pontos e a fechar o pódio, o Clube Náutico Barquinhense com 1300 pontos.
Numa prova disputada em três fases, o DKC venceu sempre. A primeira em Vila Nova da Barquinha com 622 pontos, a segunda em Amarante com 624 pontos e por último, também em Amarante com 664 pontos.
Destaque para Marta Jooris/Tiago Vieira, Tomás Silva/Francisco, Pedro Martins/Mafalda Rodrigues, Dinis Veloso, Maria Marques e Eva Vieira que venceram as suas provas no Campeonato Nacional.
Tiago Vieira, Tomás Silva, Pedro Martins, Daniela Almeida, Gonçalo Passos e Eduarda Maciel foram medalhados de prata. E conquistaram o bronze, Marta Jooris, Duarte Marques e Adriana Jooris.
Recorde-se que esta prova esteve marcada para Viana do Castelo, mas acabou cancelada. Na altura, o Darque Kayak Clube atribuiu a responsabilidade à Câmara Municipal vianense.
Em nota enviada à Rádio GEICE, o DKC faz questão de recordar, que “Viana tinha ganho a candidatura à organização desta fase final, que como já se tornou público foi cancelada pelos motivos já invocados à época”.
O Clube presidido por Américo Castro vai mais longe e lamenta. “Seguramente teria outra alegria a conquista desses troféus em casa, quer dos campeões individuais, quer do título colectivo, pois face à conjuntura atual que o clube vive, em virtude de factores externos ao mesmo, será com grande probabilidade a última vez (nos tempos mais próximos) que o DKC de Viana se sagrará novamente campeão nacional por clubes”.