O Dia Internacional das Montanhas foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2003 para consciencializar para a importância das regiões de montanha, das suas especificidades e das oportunidades que estes espaços apresentam.
A Serra d’Arga constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela vastidão das paisagens agrestes do seu topo, mas também pela singularidade dos seus valores naturais e culturais.
Durante este percurso interpretativo, no planalto da Serra d’Arga, junto às nascentes do Rio Âncora, os participantes terão oportunidade de conhecer alguns dos habitats prioritários da Serra d’Arga, nomeadamente as áreas de charneca e turfeiras, de elevada importância para a preservação das várias espécies de fauna e flora, algumas delas raras e com distribuição reduzida em Portugal.
O percurso será orientado por Carlos Venade e Elena Varela. Esta iniciativa é financiada no âmbito do programa NORTE2020/ PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.