Os podcasts, programa em ficheiro áudio e disponibilizado através da internet, com conteúdo variado, que pode ir do talk-show à comédia, passando pela entrevista ou por outros, são já uma tendência absolutamente global. Apesar de uma maior presença na América do Norte, onde surgiu o fenómeno, a verdade é que ouvir podcasts é já um hábito em regiões tão variadas quanto a Ásia-Pacífico, a Europa Ocidental e do Leste, o Médio Oriente e África.
Os temas abordados podem ser os mais diversos e variar entre os grandes temas generalistas e os temas de nicho. Os mais populares são, no entanto, os podcasts sobre política, atualidade, cultura, comédia, lifestyle, economia ou desporto.
Dada a variedade de temáticas e a profusão de programas por toda a internet, é fundamental escolher um nome de podcast que sobressaia e se destaque nas extensas listas das plataformas de streaming. Uma das melhores formas de criar um nome de podcast apelativo é a de usar um gerador de nomes de negócios automático. Este software utiliza as
tecnologias de deep learning e de inteligência artificial para criar os mais
apelativos e dinâmicos nomes, que irão sobressair de qualquer lista e aumentar o número de ouvintes.
Quem São os Podcasters?
São cada vez mais as entidades que lançam podcasts para os mais diferentes fins. Desde os meios de comunicação social, para aprofundar os seus conteúdos e promover debates sobre diversas temáticas, organizações não-governamentais, de forma a dar a conhecer o seu trabalho e obra, associações culturais, recreativas ou desportivas, para ligar e unir comunidades vastas e dispersas.
Também um número crescente de indivíduos começa a utilizar os podcasts como ferramenta de trabalho ou de divulgação deste. É o caso de jornalistas a título pessoal, que desta forma podem promover um tipo de conteúdo mais personalizado, demorado e menos balizado pelas restrições dos órgãos para quem trabalham; de humoristas e artistas, que aproveitam esta plataforma para expor o seu trabalho e testar novos conteúdos; ou simplesmente de divulgadores de ciência e curiosos, que aproveitam os podcasts para lançar discussões e debates sobre os seus temas de vocação.
O Relatório
O Podcasting Global Market Report 2022 revela-nos com a precisão dos números que o mercado mundial dos podcasts vai continuar a prosperar nos próximos anos, em linha com o que tem vindo a ser a tendência destes últimos.
As projeções financeiras destes mercados revelam que as receitas de 1562 milhões de euros verificadas no ano de 2021 devem subir para 2032 milhões no ano de 2022, o que configura um aumento de receitas na ordem dos 30.10%. O relatório faz também uma projeção a prazo, para 2026, ano em que prevê receitas globais de 5831 milhões de euros, o que representa uma média anual de crescimento para os próximos anos de 30.15%.
Estes números, arrebatadores, demonstram que as sociedades, cada vez mais tecnologicamente avançadas, estão cada vez mais a consumir este formato, e começa a criar raízes e tradições em diversos países, incluindo Portugal.