FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

21 Dez 2022

Último trimestre do ano regista maior número de tentativas de roubo e assaltos a habitações

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No último trimestre do ano, há um aumento de assaltos ou tentativas de roubo, pelo que podem surgir alguns receios relativamente à segurança da habitação. Sabe como manter a sua habitação segura na época do Natal e da passagem de ano? Esta época festiva leva a que muitos se desloquem pelo país ou até para o estrangeiro, deixando a sua habitação vazia e sem vigilância.

O Barómetro da Securitas Direct mostra que, todos os anos, assistimos a um aumento dos assaltos ou tentativas de roubo a habitações no último trimestre do ano, como foi o caso de 2021, ano em que se verificou um aumento de 15% neste período.

Contudo, saiba que o facto de não se encontrar em casa pode ser sinónimo de segurança, caso prepare a sua ausência da melhor forma. A Securitas Direct, única empresa do mundo 100% especializada em sistemas de alarmes conectados, reuniu, por isso, nove dicas que vão ajudar a garantir a segurança da sua habitação durante a época festiva.

  1. Verifique e reforce a segurança de todas as janelas e portas. Apesar de esta ser uma medida que deve assegurar sempre que se ausenta de casa, deve certificar-se de que todas as portas e janelas estão bem fechadas. Pode ainda fechar as portas interiores da casa, dificultando o trabalho a possíveis assaltantes.
  2. Garanta que as fechaduras estão em boas condições. Confirme que todas as fechaduras estão a funcionar bem e, se possível, invista em fechaduras com tranca para impedir ou dificultar a abertura das portas.
  3. Guarde os objetos de valor num cofre de alta segurança. Ao guardar os objetos de valor num cofre de alta segurança ou em locais que não são visíveis, pode evitar a sua perda em caso de roubo.
  4. Mantenha uma aparência exterior de casa habitada. Mantenha a aparência de que está em casa, por exemplo com um estendal com alguma roupa e com as persianas abertas de forma alternada. Se possível, tenha também um sistema automatizado de luzes que se acendam e apaguem durante o dia e a noite.
  5. Desligue o atendedor do telefone de casa. Se tiver atendedor de chamadas, desligue-o. Telefonemas sucessivos sem resposta dão a entender que não está ninguém em casa. Se possível, reencaminhe as chamadas para o seu telemóvel ou para alguém de confiança.
  6. Não publique informações relativas à sua ausência nas redes sociais. Ao fazê-lo, estará a dar pistas sobre as suas viagens e potenciais ladrões vão saber da sua ausência.
  7. Mantenha a sua habitação sob vigilância permanente. Os sistemas de segurança avançados permitem que, através do acesso remoto pelo seu smartphone, controle o alarme e verifique tudo o que se passa através de videovigilância
  8. Peça a alguém próximo para visitar a casa. Apesar de não ser necessário fazê-lo todos os dias, um familiar ou um amigo próximo pode visitar a sua casa, para que possa garantir que tudo se mantém normal.
  9. Informe a central de alarmes que vai estar fora. Ao informar a central de alarmes acerca da sua ausência, no caso de o alarme da sua casa ser acionado, a polícia vai ser enviada ao local.

“A segurança da habitação é uma preocupação diária, que se acentua nas épocas festivas, como é o caso do Natal e da passagem de ano. Investir num sistema de alarmes que permita o controlo e a videovigilância, como é o caso do sistema de alarmes da Securitas Direct que através da aplicação MyVerisure permite acompanhar o que se passa em sua casa, é sinónimo de poder aproveitar e celebrar todos os momentos com maior sentimento de segurança”, afirma Luís Quintino, Diretor de Operações da Securitas Direct.

A Securitas Direct é a única empresa do mundo 100% especializada em sistemas de alarmes conectados e mantém o seu compromisso de colaboração e apoio ao trabalho desenvolvido pelas Forças e Serviços de Segurança em todo o território nacional.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts