FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

06 Dez 2022

“Uma série de eventos” marcados para o Convento de São Domingos em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma série de eventos, Apresentação do Livro «O amor como movimento sagrado», Exposição de Esculturas, Momento Musical, Exposição de Livros sobre o tema «O Cântico do Cânticos», vão marcar a tarde desta quarta-feira, 7 de dezembro, às 19h00, no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo.

«O Amor como movimento sagrado. Do Cântico do Cânticos ao Cântico de Herberto Helder» é o título do livro de Vasco António Gonçalves com a chancela da www.oficinadasedições.pt, a apresentar nessa mesma noite por João Amadeu Oliveira Carvalho da Silva, professor da Universidade Católica Portuguesa. O evento será presidido pelo Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal e outras autoridades locais.

O autor revela a escrita de Herberto Helder pela força dos símbolos e das metáforas, centrais em toda a sua obra. E fá-lo a partir de dois escritos herbertianos: Cântico dos Cânticos de Salomão e Os Selos que transportam em si a imensidade dos textos bíblicos Cântico dos Cânticos e Apocalipse.

O corpo humano, sobretudo o corpo da mulher, é um símbolo central na escrita herbertiana, refletindo, em simultâneo, o corpo do mundo e o corpo do texto, porque «a poesia é um baptismo atónito»

O autor, apesar de se focar numa leitura intertextual homocultural, abre ao diálogo entre a Bíblia e a literatura, e, citando Northrop Frye, aponta a Bíblia, inspiradora de tantos poetas e escritores, como o grande código da arte e da literatura. Sublinha como a Bíblia se torna a chave para uma leitura hermenêutica da escrita de tantos escritores contemporâneos. E prova-o, mostrando como o Cântico dos Cânticos transporta uma panóplia de símbolos e metáforas centrais na obra daquele que é considerado o maior poeta português da segunda metade do século XX. A propósito, Vasco António Gonçalves afirma que «mesmo a obra de um poeta obscuro como Herberto Helder vai entroncar nos labirínticos esquemas da linguagem bíblica e, por dentro desse texto milenar, descobrimos a chave para aceder a um espaço muito significativo da obra herbertiana».

A apresentação do livro é antecedida por três eventos: Exposição de Esculturas, Exposição de livros sobre «O Cântico dos Cânticos» e um Momento Musical.

  1. Exposição de Esculturas de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral nos claustros do convento. Tal como escreve Bernardo Pinto de Almeida «as formas caprichosas que tomam as esculturas (…) abrem a uma situação original na escultura portuguesa» e a uma busca de um ponto de equilíbrio, entre a luz e a sombra, na paisagem do mundo.
  2. A Exposição de Livros realiza-se em quatro andamentos: textos do Cântico dos Cânticos; traduções do texto bíblico; sobre o amor no Cântico dos Cânticos; sobre o livro a apresentar.

 A exposição conta com 36 livros expostos nos claustros do convento, entre os quais a tradução de José Tolentino Mendonça, com desenhos de Ilda David e outros como a tradução de Samuel Schwarz, Fiama Hasse Pais Brandão, António Salvado, Padre António Pereira Figueiredo, Pedro Tamen. Encontraremos referências sobre a interpretação bíblica: de entre outros biblistas atuais, destaca-se D. António Couto. E, para além do alegórico, estão livros que marcam o património espiritual da humanidade e glosam com o Cântico dos CânticosCântico espiritual e Outros Poemas de S. João da Cruz; Moradas de Santa Teresa de Ávila; Setas de Fogo de Santa Teresa de Ávila; Poemas de Santa Teresa de Jesus.

Antes do último andamento com referências ao livro a apresentar, aparecem, entre outros, alguns livros de Gonçalo Salvado.

  1. O momento musical será a cargo da Academia de Música de Viana do Castelo.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts