Esta exposição irá ficar patente até final de junho e, como tem acontecido com as anteriores, será apreciada pela comunidade vianense e, sobretudo, pelos mais interessados pelas artes (incluindo professores e alunos).
Iniciado há 10 anos, e de forma ininterrupta, este projeto tem-se mantido ativo graças à recetividade e ao acolhimento da comunidade vianense e de muitos curiosos que visitam a Biblioteca Municipal para acompanhar as diferentes exposições.
Catarina Gomes vive no Porto, cidade onde nasceu em 1983. Estudou Design e Comunicação na Faculdade de Belas-Artes do Porto e Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, onde concluiu o mestrado. O interesse pela ilustração surgiu em Bratislava, onde esteve ao abrigo do programa Erasmus, influenciada pelas exposições que viu, os livros que comprou e o tempo livre que teve para experimentar novas técnicas.
Desde 2013, cria ilustrações para livros infantojuvenis e outros projetos gráficos, escreve alguns dos livros que ilustra e participa regularmente em exposições coletivas de ilustração.
Para além do trabalho como ilustradora e designer freelancer, dá aulas e orienta oficinas de desenho, ilustração e animação stop-motion.
Em 2011, o seu filme “O sono e o sonho” foi selecionado para a competição da 36ª edição do festival Cinanima, na categoria de Jovem cineasta Português.
Dos livros publicados, destacam-se o “Livro (de atividades) para massajar a imaginação”, publicado pela Edition Lidu, que, em 2014, venceu a 2ª edição do Art Books Wanted International Award.
O seu trabalho tem sido reconhecido por entidades como a Bienal de Ilustração de Guimarães, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e a 3X3 Magazine.