FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

13 Jan 2023

Meia Maratona Manuela Machado quer garantir 4.000 participantes 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia 22 de janeiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a XXIV Meia Maratona Manuela Machado – Cidade Europeia do Desporto. A prova, como já é habitual, integra a meia-maratona de 21.097,5 metros e é aberta a todos os atletas federados e não federados, esperando contar com a participação de 4.000 participantes, incluindo cerca de 800 espanhóis já inscritos.

Os desafios começam pelas 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural, e são promovidos pelo Cyclones Atlético Clube, contando com a campeã olímpica Manuela Machado como figura de destaque e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em conferência de imprensa de apresentação da 24ª Meia Maratona, a campeã assumiu ser uma “responsabilidade acrescida” promover o primeiro evento desportivo após a abertura oficial da Cidade Europeia do Desporto. “Queremos que este seja um evento ao mais alto nível, como a cidade merece e para recebermos bem os participantes”, frisou.

Manuela Machado assegurou que o objetivo passa por realizar “uma festa do desporto, uma festa do atletismo, que vai contar com grandes nomes do atletismo nacional” e que contará até com a presença de um atleta espanhol de 76 anos de idade. Entre os inscritos, encontram-se já atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil.

Já a 22ª Caminhada Solidária será aberta a atletas de ambos os sexos e não terá carácter competitivo, percorrendo uma distância de aproximadamente 5.000 metros. As inscrições para a caminhada e mini-maratona acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, sendo que o valor da inscrição, de 2 euros, reverte na totalidade para as duas instituições do concelho de apoio à causa animal, a Gatos de Ninguém e a associação Resgate e Adoção Viana. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que “a Manuela é uma marca humana, desportiva e económica pela resiliência e atitude que tem tido ao longo da vida, marcando o atletismo a nível regional e nacional”.

Por isso mesmo, explicou, que durante a prova estará disponível uma exposição que visa recordar e homenagear a medalha de ouro conquistada por Manuela Machado, em 1995, na maratona nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo. A exposição será depois itinerante, visando percorrer as escolas do concelho para explicar aos estudantes vianenses o feito da atleta natural de Cardielos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal