FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

20 Jan 2023

Politécnicos portugueses a caminho de Cabo Verde para promover Ensino Superior

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A promoção externa do Ensino Superior Politécnico português passa, na próxima semana, por Cabo Verde, em mais uma missão composta por nove politécnicos, no âmbito do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN).

O projeto, que conta com o apoio do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), é um instrumento importante para a internacionalização do Ensino Superior Politécnico e para estreitar relações com congéneres de países que estão identificados como mercados estratégicos.

A missão arranca já no dia 22 de janeiro e irá prolongar-se até ao próximo dia 28, contando com a participação dos Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, de Leiria, de Castelo Branco, de Portalegre, de Viseu, de Santarém, de Coimbra, de Tomar e ainda a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Ao longo destes sete dias, está prevista uma ação de promoção junto das escolas secundárias nas ilhas de Santiago, S. Vicente e do Sal, com o objetivo de estabelecer contactos de proximidade com os dirigentes destas instituições de ensino e com os estudantes dos alunos do Ensino Secundário.

Estão, ainda, agendados encontros com representantes do tecido empresarial e das instituições de ensino superior cabo-verdianos, bem como com a presidência das câmaras municipais locais, para o reforço e desenvolvimento da cooperação e trabalho conjunto. O objetivo passa por potenciar as sinergias existentes e criar outras através de Networking junto ao tecido empresarial e junto do domínio diplomático.

O Portugal Polytechnics International Network (PPIN), recorde-se, é um importante instrumento com vista à internacionalização do Ensino Superior Politécnico, contribuindo para estreitar relações com congéneres de países que estão identificados como mercados estratégicos. Paralelamente, os convénios e parcerias firmadas no âmbito deste tipo de iniciativas são de fulcral importância para os estudantes, que assim têm a possibilidade de estar mais bem preparados para os desafios de um mundo globalizado.

O projeto PPIN envolve 15 instituições politécnicas, com o Politécnico do Porto na liderança, e representa um investimento superior a 1,8 milhões de euros, cofinanciados pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Segundo os responsáveis do CCISP, “o processo de internacionalização dos politécnicos portugueses tem vindo a ganhar muita expressão nos últimos anos, o que é visível no aumento dos estudantes internacionais no País”, avaliam os membros do PPIN.

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é um órgão colegial, com várias competências, de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico. Integram-no todos os institutos superiores politécnicos públicos, bem como escolas superiores não integradas. Têm também assento no CCISP as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro, Évora e Madeira. Além da representação conjunta dos seus membros, a sua principal competência é a emissão de pareceres e posições sobre assuntos que digam respeito a matérias relacionadas com o ensino superior. Trata-se, pois, de uma entidade de consulta do ministério com a tutela do ensino superior, sendo, igualmente, chamado a tomar posição junto de outros organismos, como a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, e a participar em reuniões preparatórias de projetos com parceiros públicos e privados.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts