FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Jan 2023

Projeto ColorAdd volta a realizar-se junto da comunidade escolar de Caminha

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto ColorAdd, que envolve a promoção de rastreio de daltonismo e acuidade visual e de sensibilização para toda esta problemática desenvolveram-se em todo o concelho, nas várias escolas, abrangendo centenas de crianças. Em Caminha, este ano, a Câmara Municipal investiu cerca de 3.700 euros. As ações tiveram as parcerias da ColorAdd Social, Lions Clube de Vila Praia de Âncora e óticas locais (Optiworld, Pitosga Ótica e Multiópticas). Este é o segundo ano em que estamos a dinamizar este projeto junto da nossa comunidade educativa.

No âmbito da iniciativa, foram desenvolvidas ações de sensibilização em todas as EB1 e EBS do concelho (faltando apenas Venade, onde será agendada ação semelhante brevemente), contabilizando cerca de 550 participantes. Fez-se ainda rastreio de daltonismo e acuidade visual a cerca de 150 crianças do 3º ano de escolaridade. Foram oferecidos 250 Kits ColorAdd (compostos por lápis de cor da Viarco com o código Color Add +caderno+mochila) a todos os participantes do 1º CEB. A ação desenvolveu-se entre o dia 23 e o dia 26 deste mês. 

A ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos, que se dedica a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo, mediante a adoção do código ColorADD.

A ColorADD.Social “tem por missão alertar a comunidade em geral para a causa do daltonismo, com particular enfoque na comunidade escolar, formando, apoiando e acompanhando técnica e socialmente projetos educacionais e de inclusão. Desta forma contribui para uma escola inclusiva, promovendo a deteção precoce do daltonismo na infância e assegurando às crianças com dificuldades de identificação das cores a acessibilidade à Cor nas bibliotecas e salas de aula. É em contexto escolar que se intensifica a relação com o meio e com o grupo de pares, surgindo também os primeiros constrangimentos e os primeiros sinais de rejeição e exclusão social: bullying, baixa autoestima, dificuldades de aprendizagem, insucesso escolar, etc. Assim, a nossa ação é especialmente direcionada para a comunidade escolar, contribuindo para uma escola inclusiva. Temos como objetivo contribuir para uma sociedade inclusiva e não discriminatória, em que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e saibam identificar e conviver com a diferença”.

Sobre as ações nas escolas: “sabemos que os primeiros anos de vida são essenciais para a formação da personalidade do futuro adulto e é em contexto escolar que se intensifica a relação com o meio envolvente e com o grupo de pares. Assim, consideramos essencial intervir precocemente junto daqueles que um dia serão o nosso futuro, levando esta ferramenta às escolas para que, de uma forma lúdica e divertida, as crianças se possam familiarizar com uma nova linguagem que os ajudará, mais tarde, a decidir, com independência, sempre que a cor for um fator de decisão.

Nesse sentido, a ColorADD.Social tem vindo, em parceria com diversos stakeholders, a sensibilizar toda a comunidade – com particular enfoque na comunidade escolar – para o daltonismo e todos os constrangimentos associados a esta limitação não visível. Desenvolvemos um programa composto por um conjunto de ações que realizamos nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), preferencialmente aos alunos do 3.º ano de escolaridade, bem como a toda a comunidade educativa para que possam entender esta limitação e os seus constrangimentos no dia-a-dia, enquanto aprendem uma ferramenta que permite ao daltónico ultrapassar essas dificuldades. Tratando-se de um programa de continuidade, replicado anualmente, permite abranger todas as crianças deste ciclo de ensino”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts