FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Fev 2023

Autarca de São Romão do Neiva denuncia novas descargas poluentes e solicita reunião à APA

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O autarca de São Romão de Neiva, Manuel Salgueiro, em conjunto com os autarcas de Castelo de Neiva, Paulo Torres, e de Antas, Esposende, José Viana, promoveu uma conferencia de imprensa para denunciar "as constantes descargas poluentes no ribeiro de Radivau" e solicitar uma reunião ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, com a presença da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Manuel Salgueiro, disse que os empresários instalados na segunda fase da zona industrial de Neiva “não podem ser metidos todos no mesmo saco”, mas sublinhou que “há três ou quatro ovelhas negras que estão a prejudicar o parque empresarial”.

As descargas poluentes acontecem, recorrentemente, desde janeiro de 2022 no ribeiro de Radivau, junto à segunda fase da zona industrial do Neiva.

“A Junta de São Romão do Neiva está a sofrer uma opressão enorme da população. O problema tem de ser resolvido, nem que para isso tenha de se mobilizar os fregueses das três freguesias”, afirmou Manuel Salgueiro.

O ribeiro de Radivau desagua no rio Neiva, que passa por Castelo do Neiva e São Romão do Neiva, em Viana do Castelo, até Antas, no concelho de Esposende, no distrito de Braga.

Salgueiro afirmou que “só esta semana foram detetadas duas descargas ilegais, uma na segunda-feira ,de uma massa pastosa azul e branca, e outra na quarta-feira, de óleo e gasóleo”.

Presente na conferencia de imprensa, realizada esta quinta-feira, Paulo Torres, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo de Neiva afirma que “não vamos deixar o colega de São Romão lutar sozinho. Não vamos compactuar com estas situações”.

Também o autarca de Antas, freguesia do concelho de Esposende, José Viana, expressou solidariedade e garantiu que “as autarquias não podem deixar que os prevaricadores estraguem um rio lindíssimo”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts