FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Fev 2023

Be Connected: “O IPVC é o único projeto de coesão territorial do distrito”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, mobilizou milhares de participantes, entre estudantes, escolas secundárias e profissionais, empresas e instituições. O Be Connected – Demonstrações da Oferta Formativa do IPVC e Feira de Emprego decorreu ao longo de dois dias, no Centro Cultural de Viana.

Milhares de participantes, perto de duas mil vagas de emprego, mais de 70 empresas presentes. Assim foi o segundo dia do Be Connected – Feira de Emprego, que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo organizou, ao longo de dois dias, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Satisfeito com a mobilização de uma fatia importante do tecido empresarial da região, em particular sediadas no Alto Minho, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, agradeceu a confiança do setor empresarial no projeto que vem sendo desenvolvido pelo IPVC: “No primeiro dia, tivemos a presença de milhares de visitantes, especialmente estudantes do ensino secundário e profissional. Neste segundo dia, temos uma feira de emprego, com empresas disponíveis e com uma oferta de quase duas mil vagas. O Be Connected é uma importante oportunidade de conexão entre o ensino e o mundo empresarial. Temos entrevistas e outras formas de recrutamento a decorrer neste evento, por isso, agradeço às empresas pela confiança e vontade em se continuarem a aliar ao IPVC”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recorreu a uma expressão que tinha utilizado no último aniversário do Politécnico de Viana do Castelo – “o IPVC é o único projeto de coesão territorial do distrito” – para descrever, de seguida, o impacto do Instituto na região. “Há evidências no território desse trabalho. Um trabalho que torna o território mais atrativo nas suas várias vertentes. Este é um espaço de cultura [Centro Cultural de Viana do Castelo], mas não há cultura sem ensino superior de excelência, capaz de formar ativos válidos que vão de encontro às necessidades da região. Temos casos de sucesso nacional e internacional, com é disso exemplo a Work In Viana”, afirmou Luís Nobre. A Work In Viana é uma plataforma que faz a articulação entre o mercado de oferta e de procura de trabalho, ao mesmo tempo que dá a conhecer as mais-valias de Viana do Castelo.

“O Politécnico de Viana do Castelo tem um impacto importantíssimo na transferência de conhecimento para o tecido económico e empresarial da região”

A cerimónia de abertura contou também com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que descreveu os dois principais desafios atuais: o desafio do acesso ao ensino superior, numa lógica demográfica; e o desafio da interligação entre formação e mundo do trabalho. “O Politécnico de Viana do Castelo está a fazer o seu papel neste panorama, ao criar eventos como este, capazes de mobilizar e fazer a articulação entre setores tão importantes como o ensino e o passo seguinte, o emprego. O Politécnico de Viana do Castelo tem um impacto importantíssimo na transferência de conhecimento para o tecido económico e empresarial da região”.

Na mesma linha de pensamento, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista, destacou o contributo que o Politécnico de Viana do Castelo tem dado para que o conhecimento chegue ao território, não só através das seis Escolas Superiores que tem distribuídas pela região, mas também pelos vários Centros Tecnológicos, divididos pelo território”. A finalizar, o administrador dos Serviços de Ação Social do IPVC, Luís Ceia, agradeceu a todas as empresas a confiança depositada no Politécnico de Viana do Castelo.

O segundo dia do Be Connected contou, ainda, com a conferência “Desafios de Emprego no Século XXI”, a palestra “O que as empresas esperam de ti” e uma conversa com Alumni: “A inspiração para o sucesso”, em momentos de partilha e troca de experiências entre várias entidades do setor económico, empresarial, social e académico.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts