O Dia dos Namorados é uma data especial e comemorativa na qual se celebra o amor e a união dos casais. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”.
A origem exata dessa celebração não é comprovada, mas uma das lendas mais famosas conta que Valentim era um sacerdote em Roma em meados do século III, quando o Império Romano era governado por Cláudio II.
Cláudio II decidiu proibir a celebração de matrimônios, pois acreditava que os homens solteiros tinham melhor desempenho.
O sacerdote Valentim não concordou com essa medida e, contrariando as ordens do imperador, celebrava os matrimônios de maneira escondida. Depois de descoberto foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitas pessoas lhe enviavam flores e bilhetes onde diziam que “ainda acreditavam no amor”. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sentença de morte, Valentim apaixonou-se por uma mulher, enviando-lhe algumas cartas às quais assinava como “Do Seu Valentim”.
Supõe-se que foi executado no dia 14 de fevereiro, a data que deu assim origem ao Dia dos Namorados.