FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Fev 2023

Empresas de Viana do Castelo alcançam 2.500 milhões de euros de volume de negócios

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios.

Os números foram apresentados esta sexta-feira, na abertura da conferência “Crescimento e sustentabilidade em Viana do Castelo”, que reuniu especialistas e empresários de diversos setores existentes no concelho, nomeadamente cluster automóvel, energias renováveis, reabilitação urbana, turismo, entre outros.

O diretor da Vida Económica, João Luís Peixoto de Sousa, moderador da conferência, afirmou que o volume de importações do concelho é de 477 milhões de euros, o que significa que Viana do Castelo importa metade do valor que exporta. “Devemos olhar com muita atenção para Viana porque, em muitos aspetos, está a obter resultados que o resto do país não alcança”, afirmou, destacando a “dinâmica empresarial que se traduz em excelentes resultados” e que conta com o contributo de “12 grandes empresas instaladas no concelho”.

Na abertura da conferência, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegurou que Viana do Castelo está a promover “uma viagem no sentido do desenvolvimento sustentável e que crie oportunidades e riqueza”.

 “Somos hoje um território robusto, sustentável, que concretiza a cada dia a sua estratégia e que trilha um caminho bem definido e ambicioso, em domínios de futuro, como sejam as diversas oportunidades em torno da economia do mar”, disse o responsável.

O autarca valorizou os diferentes setores que têm conquistado importância no concelho vianense, nomeadamente o cluster automóvel, o cluster das energias renováveis, o cluster do papel e a metalomecânica, assegurando que “queremos apoiar os setores já instalados e acolher da melhor forma todos os empresários que escolhem Viana do Castelo para investir e trabalhar”. 

Frisou ainda a importância da economia do mar, das energias renováveis e do offshore, enquanto fatores de atratividade e de diferenciação do concelho, recordando o projeto Windfloat e o investimento que a Corpower está a promover no concelho, “afirmando este cluster das energias renováveis que estamos a trabalhar”. “Estes novos desafios vão trazer necessidades que precisam de escala e que só em consórcio, trabalhando em rede, seremos capazes de conquistar”, declarou.

O autarca destacou os “fatores de competitividade que temos vindo a trabalhar”, nomeadamente a ferrovia e o papel que esta pode ter no nosso futuro, bem como o nosso Porto de Mar. “Estamos atualmente a trabalhar com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo para determinar qual pode ser futuramente o papel do nosso Porto de Mar e a redefinir o seu perfil, para que possamos trabalhar as suas condições de desenvolvimento e de crescimento”, afirmou Luís Nobre.

A VidaEconómica e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveram a conferência “Crescimento e sustentabilidade em Viana do Castelo”, com o objetivo de debater o presente e preparar o futuro do concelho. Em cima da mesa, estiveram temas como “Os desafios de desenvolvimento de Viana do Castelo”, “Reabilitação Urbana em Portugal: uma perspetiva crítica”, “O crescimento do cluster automóvel”, “O investimento no setor da habitação”, “O potencial do turismo em Viana do Castelo”, incluindo ainda uma mesa-redonda de debate sobre “O papel das empresas para o crescimento”. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts