Promovida desde 2010, pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, pela Confraria da Lampreia do Rio Minho, pelos municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – e por vários restaurantes aderentes à ação, esta é a 14ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”.
O principal objetivo é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um caráter de forte atratividade turística para o território, valorizando a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho.
“A lampreia do Rio Minho é um prato icónico da gastronomia do Vale do Minho que, apesar de não agradar a todos, atrai apreciadores de várias localidades, o que acaba por ser ótimo para toda a economia da região, pois quem vem acaba por ter outras experiências no território” refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
Algumas das variadas propostas que os restaurantes irão apresentar são Lampreia à bordalesa, assada no forno, ensopada no molho do seu próprio sangue e com arroz, recheada, escabeche e sushi.
Durante este período, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região. Em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza e aventura.
Os sete restaurantes aderentes em Melgaço são: Adega do Sossego, Adega Regional Sabino, Mini-ZIP, O Adérito, O Brandeiro, Tasquinha da Portela e Verde Minho. Aconselha-se a efetuar reserva com antecedência diretamente com os restaurantes aderentes.