FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Fev 2023

Município apresentou “Quatro Estações: Arcos de Valdevez”

Mariana Costa

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A apresentação do projeto “Quatro Estações: Arcos de Valdevez” decorreu no Paço de Giela e contou com a presença do Presidente da Autarquia João Manuel Esteves e de Mónica Montenegro, Diretora Executiva do IPDT, entidade responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Através dos motes “primavera: naturalmente fascinante”, “verão: naturalmente memorável”, “outono: naturalmente encantador” e “inverno: naturalmente inesquecível”, o Município arcuense desenvolveu 4 experiências turísticas para dar a conhecer o que de melhor Arcos de Valdevez tem ao longo do ano.

Arcos de Valdevez pretende aumentar a procura turística ao longo de todo o ano, dinamizar a oferta turística de Arcos de Valdevez, promover os negócios e a economia do destino, alavancar a notoriedade de Arcos de Valdevez por via dos seus recursos mais icónicos.

Nesta sessão, o Presidente da Câmara enalteceu a “importância do projeto para dinamizar a procura turística nas várias estações do ano, o qual irá contribuir também para o aumento da visibilidade e notoriedade do concelho, para o aumento de rendimentos, a diminuição da sazonalidade, o aumento da oferta turística inovadora e diferenciadora e atração de turistas, nacionais e estrangeiros, assim como de investimentos para Arcos de Valdevez”.

“Quatro Estações: Arcos de Valdevez” é um projeto que integra o “Minho Tourism Design Experience”, e estabelece uma ação conjunta e assenta numa parceria que partilha um objetivo em concreto: transformar os recursos únicos, inimitáveis e diferenciadores do Concelho. Assim se promove um desenvolvimento do território único, com características similares, de forma a alavancar o investimento privado e atrair novos investidores para o território, melhorar a visibilidade e a notoriedade do destino turístico. Também se pretende melhorar a perceção da procura em relação à experiência turística, atenuar a sazonalidade turística, promover o surgimento de ofertas inovadoras e aumentar o número de empresas inovadoras na área do turismo.

Com este projeto pretende-se dar forma ao desenvolvimento de uma experiência turística inovadora, diferenciada, com potencial de atração de fluxos turísticos nacionais e internacionais qualificados, que possa contribuir como um elemento de valor acrescentado para a atividade turística do concelho e em que os agentes económicos se revejam.

O objetivo desta experiência é dar aos visitantes motivos para visitar o destino ao longo de todo o ano, através de 4 roteiros definidos para cada estação, minimizando, por um lado, questões de sazonalidade e, por outro, excesso de concentração de turistas em certas alturas do ano.

Para tal desenvolveu-se uma brochura interativa dedicada às 4 experiências propostas com um roteiro e um mapa associados a cada estação, agregando a oferta natural, cultural, patrimonial e os eventos do município, de forma a criar uma narrativa apelativa para quem visita o destino. Foi também desenvolvida uma imagem para o projeto e identificadas mensagens de posicionamento, público-alvo e apelos, bem como um plano de comunicação para a promoção das experiências ao longo do ano 2023.

A par da apresentação deste projeto, decorreu a assinatura dos contratos do InvestArcos, um Programa de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego em Arcos de Valdevez, criado pela Câmara Municipal, que se destinou a apoiar a criação e promoção do emprego e empreendedorismo de micro e pequenas empresas em todo o concelho, tendo o Município atribuído um apoio municipal de 73 343,19€ a 10 projetos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts