FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

19 Fev 2023

Papa Francisco defende que o seu cargo deve ser vitalício

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Papa Francisco esclareceu, em comentários publicados por um jornal jesuíta, que acredita que o cargo que ocupa é uma posição vitalícia e que a renúncia do Papa Bento XVI foi uma exceção.

“Neste momento, não tenho isso na minha agenda”, disse Francisco ao Civita Cattolica, na declaração mais clara que fez até hoje sobre o assunto da sua eventual renúncia, por razões de saúde.

Para justificar a carta de renúncia que escreveu dois meses depois da sua eleição, o Papa disse que se tratou apenas de uma precaução.

“Fiz isso caso tivesse algum problema de saúde que me impedisse de exercer o meu ministério e não estivesse plenamente consciente e em condições de renunciar”, disse o Papa ao Civita Cattolica.

“No entanto, isso não significa de forma alguma que os papas renunciantes devam tornar-se, digamos, uma ‘moda’, uma coisa normal”, esclareceu Francisco, acrescentando que o ministério papal deve ser “ad vitam” (para toda a vida).

Em comentários anteriores, Francisco tinha elogiado a decisão do seu antecessor, Bento XVI, de renunciar quando sentiu que, devido à idade avançada, não seria mais capaz de desempenhar as suas funções.

Bento XVI morreu em janeiro, quase uma década depois de renunciar ao papado.

O Papa Francisco, com 86 anos, foi submetido a uma cirurgia em 2021 para reparar um estreitamento do intestino e tem sido acometido de fortes dores no joelho que o levaram a usar, com frequência, uma cadeira de rodas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts