Para além do Presidente da Câmara, Augusto Marinho, vereadores municipais, e um numeroso público, a sessão contou ainda com a presença de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga.
A leitura de poemas e alguns momentos de dança e música por alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e do ensino articulado de música fizeram também parte da sessão.
Tratou-se de um momento bastante emotivo do relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.
O livro apresenta ainda depoimentos de algumas pessoas próximas no acolhimento e apoio à família e também uma mensagem de Nuno Rogeiro, conhecido jornalista e comentador de política internacional, nomeadamente de situações de conflito, e um prefácio assinado pela Presidente do Parlamento Europeu.