A confeção do tradicional Cozido à Portuguesa, incluído na iniciativa “Domingos Gastronómicos”, congrega os enchidos, as carnes e legumes da região, aos quais se adiciona o saber – fazer tradicional da “mão barquense” que o prepara e lhe confere o seu tão especial sabor, pode ser encontrada no domingo, dia 19 de fevereiro, em qualquer um dos oito restaurantes que aderiram à rota do bom gosto: Casa dos Leitões; Churrasqueira Barquense; Emigrante; Jaime Gomes; Novas Pontes; O Moinho; O Tasco; e Santana.
Mas o ritmo carnavalesco já começou com o Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, que vai percorrer com muita cor, alegria e diversão várias artérias da vila barquense.
O Entrudo do Pai Velho, um dos mais raros e autênticos entrudos do país que acontece no “Domingo Gordo” e na terça-feira de Carnaval. No magnifico cenário das terras altas, em frente dos espigueiros e da eira comunitária, e tendo como pano de fundo o Castelo Medieval, tem lugar o engalanado cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares da aldeia para que o povo se junte à festa e celebre os dias de Carnaval. Um dos momentos altos acontece na noite de terça-feira, com o velório, a queima do Pai Velho e a leitura do seu testamento.
A todas estas atividade, junta-se um concelho de uma beleza ímpar, inserido em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês onde abundam deslumbrantes paisagens, história, património, cultura, tradições, com tudo o que de mais minhoto e verdadeiramente marcante tem para oferecer.