Neste contexto na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a PSP aumentará a sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos.
“Contamos que milhares de cidadãos participem em Festejos de Carnaval por todo o território nacional, principalmente em localidades com fortes tradições na realização de corsos de carnavalescos, concursos de máscaras, concertos ou desfiles”, referiu em comunicado.
Haverá também um incremento da visibilidade policial junto aos estabelecimentos de diversão noturna, que serão alvo de ações de fiscalização, com o objetivo de garantir o cumprimento de licenciamentos e de averiguar as situações de venda de álcool e tabaco a menores.
“Uma vez que a época de folia propicia o consumo de bebidas alcoólicas e, consequentemente, adoção de comportamentos de risco para a segurança rodoviária de todos os utentes da via, serão realizadas operações de fiscalização rodoviária, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: excesso de velocidade, condução sob o efeito ao álcool e/ou substâncias psicotrópicas, uso do telemóvel durante a condução e não utilização (ou utilização incorreta) do cinto de segurança”, declarou a PSP.
A PSP também manterá grande visibilidade nas zonas de maior afluência de pessoas, nomeadamente zonas históricas e comerciais, terminais de transportes públicos, zonas turísticas, entre outras.
Será igualmente mantida especial vigilância no que concerne à posse e uso de artigos pirotécnicos, principalmente entre os mais jovens.
A PSP refere que continua a desempenhar uma atuação proativa/informativa junto da comunidade escolar, por intermédio de ações de sensibilização sobre procedimentos preventivos de autoproteção, por forma a evitar comportamentos de risco associados ao uso deste tipo de artigos, cuja venda só pode ser realizada por operadores especialmente credenciados.
A PSP relembra que o uso recreativo de artigos pirotécnicos (vulgo bombinhas de Carnaval) é proibido.