FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

05 Mar 2023

37% das empresas de Viana do Castelo atuam no setor dos serviços

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No ano de 2022, o distrito de Viana do Castelo registou uma queda significativa de 24% nos processos de insolvência, comparando com o ano de 2021. Em relação às dissoluções de empresas, também ocorreu um decréscimo de 4%, no mesmo período. No entanto, foram constituídas 773 empresas novas em Viana do Castelo, valor que representa uma descida de 3% face a 2021.

O distrito de Viana do Castelo é composto por 10 concelhos, sendo o seu tecido empresarial cerca de 2% do total de empresas portuguesas que apresentaram as suas contas. A dispersão das empresas é elevada entre os seus concelhos: Viana do Castelo posiciona-se como o líder no número de empresas, com 35% do total das empresas do distrito, seguido de Ponte de Lima (18%), Valença (10%), Arcos de Valdevez (8%), Monção (8%) e Caminha (7%). Os restantes concelhos totalizam os 14% das empresas remanescentes. As exportações de Viana do Castelo representam 35% do total do volume de negócios.

A distribuição por dimensão de empresa mostra uma elevada dispersão, sendo que 88% das empresas são microempresas. Contudo, estas apenas representam 15% do total do volume de negócios das empresas de Viana do Castelo. As pequenas empresas totalizam aproximadamente 11% das empresas do distrito (20% da faturação), e as empresas médias são aproximadamente 2% do total (com 26% da faturação). Apesar de quase não existirem empresas de grande dimensão, estas faturam 39% do total do volume de negócios.

A dispersão em Viana do Castelo também existe no setor de atividade das empresas: 37% das empresas atuam na área dos serviços. No entanto, estas empresas contabilizam apenas 7% do total do volume de negócios do distrito. Os restantes setores em destaque são: indústria que, não obstante representar apenas 10% do total de empresas de Viana do Castelo, é o setor que totaliza o maior volume de negócios, com 46% do total; construção (14%) com um total de 9% do volume de negócios.

As empresas de Viana do Castelo que foram constituídas nos últimos cinco anos representam 34% do total das empresas, e apresentam uma faturação de apenas 9% do total de volume de negócios. As empresas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 20% do total das empresas de Viana do Castelo, com uma faturação de 13% do total do distrito. Seguindo para as empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás, estas representam 13% das empresas de Viana do Castelo, totalizando 11% do volume de negócios. As empresas que têm entre 16 e 25 anos são 19% do total das empresas, e faturam 29% do total do distrito. Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 14% das empresas de Viana do Castelo, apresentando uma faturação de 38% do total de volume de negócios. Por isso, conseguimos concluir que as empresas com maior volume de faturação são as que estão consolidadas nos seus respetivos setores há mais tempo.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts